MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
12/03/2024 às 15h15min - Atualizada em 12/03/2024 às 15h15min

Petrobras deve buscar receita para pagar dividendos sem afetar investimentos

Ordem nos bastidores é acalmar crise e controlar disputa entre Alexandre Silveira e Jean Paul Prates

https://www.cnnbrasil.com.br
Petrobras deve buscar receita para pagar dividendos sem afetar investimentos - Reprodução
As indicações dadas pelos ministros Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e da Fazenda, Fernando Haddad, alimentaram nos bastidores da Petrobras a avaliação de que a empresa precisa fazer o que for necessário para estancar a crise e acalmar a disputa entre Silveira e o presidente da companhia, Jean Paul Prates. O novo cenário deve reverter mais rápido do que se esperava a decisão de não pagar dividendos extraordinários aos acionistas. Como antecipou ontem a âncora da CNN, Raquel Landim, o pagamento pode ser feito já em abril.

“A ordem é para que os dois parem de se bicar”, disse ao blog uma fonte da empresa próxima das negociações. Pelo menos até segunda ordem, não há qualquer risco de troca de comando na companhia, reforçou a fonte, sustentada pelas declarações de apoio ao presidente da Petrobras feitas ontem por Silveira e Haddad.

Ontem, após a reunião convocada para discutir a crise na Petrobras, Haddad e Silveira já levantaram a possibilidade de a Petrobras reverter a decisão de represar os dividendos. No entanto, a ideia de destravar os pagamentos mais adiante já havia sido ventilada desde o fim da semana passada. Mas não havia a expectativa de que isso ocorresse no curto prazo.

O quadro agora é mais favorável a que a empresa atenda aos anseios dos acionistas, desde que não haja impacto sobre os investimentos da companhia. Haverá cuidado para não passar a mensagem de que a empresa é “refém do mercado”. O discurso de que a Petrobras precisa ter um olhar voltado a investimentos será mantido, na linha do que foi dito ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista ao SBT.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90