MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
27/05/2021 às 23h01min - Atualizada em 27/05/2021 às 23h01min

Colheita de soja do RS vai a 99% e está tecnicamente encerrada, diz Emater

(Por Gabriel Araujo)
https://br.financas.yahoo.com/
Lavoura de soja em Cruz Alta (RS)

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita da safra de soja 2020/21 do Rio Grande do Sul está tecnicamente encerrada, disse nesta quinta-feira a Emater-RS, indicando que 99% das áreas plantadas com a oleaginosa no Estado já foram colhidas, avanço de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior.

Os trabalhos nesta temporada tiveram ritmo mais lento do que em anos anteriores --segundo os dados do órgão ligado ao governo gaúcho, as colheitadeiras já haviam passado por 100% da área semeada com soja em igual período de 2019/20. A média histórica para este momento do ano também é de 100%.

"A colheita da soja está tecnicamente encerrada. Ao finalizarem as atividades da safra 2020/21, produtores já planejam os preparativos para a próxima", disseram os técnicos da entidade em informativo conjuntural semanal.

Eles destacaram que os trabalhos foram favorecidos pelo tempo firme em diversas regiões do Estado ao longo da última semana.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima a safra de soja 2020/21 do Rio Grande do Sul em 20,16 milhões de toneladas, o que voltaria a colocar o Estado como o segundo maior produtor da oleaginosa no país, ultrapassando o Paraná, que sofreu com problemas climáticos neste ano.

No informativo desta quinta, a Emater-RS indicou ainda que a colheita da safra de verão de milho do Estado também se aproxima do final, tendo atingido 90% da área cultivada, avanço de 2 pontos percentuais frente à semana anterior.

O ritmo dos trabalhos fica levemente aquém do registrado em 2019/20, quando 91% das áreas haviam sido colhidas neste momento do ano, mas supera por 1 ponto percentual a média histórica de cinco anos para o período.

TRIGO

A Emater-RS também chamou atenção para a aproximação da safra de trigo do Estado, que é plantada no inverno. Algumas regiões, como as de Ijuí e Porto Alegre, já haviam iniciado a semeadura na semana passada.

Agora, a entidade também reporta atividades de plantio nas regionais de Bagé, Soledade e Frederico Westphalen. No boletim da última semana, a Emater-RS já apontava para expectativas de aumento na área cultivada com trigo, em meio à valorização dos preços do cereal.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor do cereal no Brasil, atrás apenas do Paraná. A Conab estima a safra 2021 do Estado em 2,65 milhões de toneladas, uma alta de 17,3% na comparação anual.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90