MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
24/10/2023 às 17h48min - Atualizada em 24/10/2023 às 17h48min

Amigos e familiares se despedem do ex-deputado Eduardo Bomfim

Ex-parlamentar começou na política ainda na década de 1980, sendo eleito deputado estadual, federal e vereador

Marcos Rodrigues e Regina Carvalho
https://www.gazetaweb.com
Ailton Cruz - Corpo de Eduardo Bomfim foi sepultado no cemitério Parque das Flores, na parte alta da capital
A tarde desta terça-feira (24) foi de despedida a um importante personagem das lutas democráticas travadas em Alagoas e no país. O ex-deputado federal Eduardo Bomfim morreu aos 73 anos na madrugada de segunda (23), após infarto fulminante. Ele foi sepultado no cemitério Parque das Flores, na parte alta da capital.

Amigos de décadas se revezaram nas falas de respeito e admiração a Bomfim, um político experiente. O ex-vereador Thomaz Beltrão, dirigente do PT em Alagoas, lembra que conheceu o ex-deputado quando entrou na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “A gente estava na luta de resistência. Ele já formado. Foi uma figura presente nos grandes momentos das lutas em Alagoas e no país. Quando a gente fala o nome do Eduardo, a gente associa a campanha da anistia, ampla e geral. Ele era presidente da Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos e coordenou toda essa luta em torno da repatriação daqueles que foram exilados pela ditadura militar”, lembrou.

Eduardo Bomfim começou na política ainda na década de 1980 e foi eleito deputado estadual, federal e vereador por Maceió, já no PCdoB. Também foi secretário de Cultura de Alagoas e secretário-executivo da Coordenação Política da Presidência da República.

Sepultamento ocorreu nesta terça-feira (24) - Foto: Marcos Rodrigues
 
“Um homem de bem e do bem. Eduardo Bomfim, naquele período difícil da ditadura militar, liderou o movimento dos direitos humanos, a luta pelas Diretas Já, pela anistia, e sempre esteve à frente, sempre esteve liderando. Aquele trabalho levou ele a ser deputado estadual, deputado federal, vereador, foi deputado constituinte nota 10, mostrando que ele sempre esteve ao lado das questões sociais. É uma perda muito grande que todo alagoano vai ter com a passagem do Eduardo Bonfim. Um democrata que sempre esteve a serviço dos movimentos, dos mais necessitados, dos oprimidos”, destacou o analista político e professor Marcelo Bastos.
Presente no sepultamento, o ex-vereador e ex-secretário de Comunicação, o jornalista Enio Lins, falou que Bomfim foi um dos personagens mais emblemáticos da política alagoana entre os anos 70 e 2000. "Não só pelos mandatos que ele teve, pelos cargos que teve, mas pelo papel que ele desempenhou no crescimento das esquerdas, não só do PCdoB, das esquerdas em Alagoas e das articulações democráticas no nosso estado”, disse.
Já o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Francisco Sales, contou que o ex-deputado federal sempre foi um grande líder, além de exemplo político e de honestidade, assim como um modelo de luta, combate e defesa dos direitos humanos.
O ex-governador Teotonio Vilela Filho recordou sua amizade com Eduardo Bomfim. “A amizade com Eduardo Bomfim veio da casa de meu pai, quando o velho Teotonio participava daquele movimento imenso pela democracia, constituinte, anistia. Teotônio se reunia com jovens e um daqueles jovens ativos, inteligente, articulado chamava-se Eduardo Bomfim. Veio daí a minha amizade pelas mãos do velho menestrel das Alagoas. Um brasileiro democrata. Viva Bomfim”, declarou.

O ex-deputado e ex-vice-prefeito de Recife (PE), Luciano Siqueira, ressaltou que Bomfim deixou um legado para todos. "Uma perda muito grande do ponto de vista afetivo e do reconhecimento do trabalho do Bomfim, durante toda a juventude e até os dias atuais", lamentou.

Ailton Cruz - Corpo de Eduardo Bomfim foi sepultado no cemitério Parque das Flores, na parte alta da capital
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90