O item mais importante na entrega do Residencial Mário Peixoto Costa I e II, do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió, nesta segunda-feira (23), não foi o apartamento feito com piso novo, pintura moderna, cimento, tijolos. Não! Foi a entrega de um sonho. Um sonho como o da ex-moradora de rua Maria de Lourdes Mamede, 63 anos, que conseguiu finalmente um lar para chamar de seu. Acompanhada do esposo João Mamede Neto, 67 anos, e do casal de filhos, Maria de Lourdes era só emoção, ao lado do governador Paulo Dantas e do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao receber sua chave.
"Eu gritei e até pulei de alegria quando soube que tinha ganho a minha casa depois de 63 anos; esqueci até que estava de muleta", diz Lourdes, ao informar que morava de aluguel no bairro de Bebedouro, custeado por uma sobrinha. Sobre a experiência de ter morado na rua nos anos 80, Maria de Lourdes relembra e agradece a Deus ter um lar hoje em dia.
"Faz muito tempo que eu e meu marido vivíamos na rua. Meus filhos ainda eram pequenos, lá em Bebedouro. Mas, graças a Deus, fomos abençoados e agora nem aluguel e muito menos rua", completa Maria de Lourdes. "Eu tenho 67 anos, mas juro que chorei como uma criança ao saber que ganhamos nossa casa", diz o marido de Lourdes, João Mamede.
"Tenho 41 anos e estou muito feliz em ver meus pais na casinha deles", completou o filho, Wilson Silva Mamede, que estava acompanhado da irmã, Wilka Silva Mamede.
Sonho realizado, cirurgia e SUS
Outro casal que finalmente realizou o sonho da casa própria foi o aposentado Sandro Martins e a dona de casa Josylene Lourenço. Casados há 4 anos, cujo encontro ocorreu na igreja onde professam sua fé, os dois eram só emoção na solenidade de entrega da chave do novo lar.
Thiago Sampaio / Ascom Setur
"Eu nunca tive uma casa minha e nem da minha família para morar. Foi sempre no aluguel. Graças a Deus, aqui em Maceió encontrei uma esposa e agora, finalmente, também uma casa", diz o gaúcho de Porto Alegre, feliz da vida. "É tanta emoção que nem sei como agradecer a Deus, ao presidente Lula e ao governador Paulo Dantas por essa alegria", completa Josylene, ao revelar que antes de casar com Sandro já havia vivido 16 anos no aluguel. Recentemente, os dois estavam pagando pouco mais de R$ 400 no aluguel.
Josylene disse ainda que, por conta de uma cirurgia a que se submeteu recentemente, teria que pagar aluguel no Recife para o tratamento que vai durar quatro meses. "Com esse apartamento agora meu, já é uma despesa a menos dos dois aluguéis que teria que pagar aqui e lá. Isso vai me ajudar muito", completou Josylene, que foi surpreendida na solenidade da entrega do apartamento, que não vai mais precisar pagar parte do aluguel na capital pernambucana. O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que todo seu tratamento será custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Meu Deus, é alegria em dose dupla hoje”, completou feliz a dona de casa.
Zeladora de condomínio, Cleonice da Silva Santos foi outra contemplada no Residencial Mário Peixoto I e II. Separada, ela comemorava não só o recebimento de sua chave, mas, também, o de uma filha no mesmo residencial e até o do ex-marido. "Vou morar no sozinha no meu cantinho, mas sem marido, sem minha filha e sem aluguel, o que é o mais importante", disse, feliz.
Minha Casa, Minha Vida de volta ao Estado
Junto a outros três estados - Bahia, Espírito Santo e São Paulo -, Alagoas foi contemplado, nesta segunda-feira (23), com a entrega de 1.651 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia de entrega ocorreu simultaneamente nas quatro localidades, com a presença de ministros e a participação por vídeo ao vivo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro das Cidades, Jader Filho.
Em Maceió, foram entregues 384 unidades habitacionais do Residencial Mário Peixoto Costa I e II, divididos em dois módulos de 192 apartamentos. São oito blocos de quatro andares e 12 apartamentos por andar.
O empreendimento teve investimento total de R$ 30,7 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e conta com três escolas, três creches e um posto de saúde a uma distância de menos de 2 km. Com a entrega, o Estado de Alagoas soma 993 unidades entregues e retomadas.