MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
13/09/2023 às 19h00min - Atualizada em 13/09/2023 às 19h00min

Paulo Dantas comemora mês menos violento em Alagoas desde o início da série histórica

Governador concedeu entrevista coletiva comemora redução de 27% de Mortes Violentas Intencionais em agosto

Rafael Maynart/ Agência Alagoas
https://alagoas.al.gov.br
Pei Fon (monatagem Marcos Souza)

Por mais um mês consecutivo, Alagoas registra queda nos índices de violência. Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (13), o governador Paulo Dantas apresentou a redução de 27% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o menor número desde o início da série histórica em 2012. Foram 57 casos registrados este mês, de acordo com os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (NEAC/SSP).

A ausência de registros de feminicídios pelo segundo mês consecutivo recebeu atenção especial na apresentação feita ao lado do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva. O governador lembrou que isso é reflexo dos esforços constantes do Governo de Alagoas para combater a violência contra a mulher. Entre as medidas adotadas, destacam-se a implantação das Salas Lilás em todos os Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), como também na Central de Flagrantes, no Farol, além da Delegacia de Defesa da Mulher, que passou a funcionar com Atendimento 24 Horas, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras.


Pei Fon - Agência Alagoas

Para o governador Paulo Dantas, os resultados apresentados e as constantes quedas nos índices são fruto de investimentos do Poder Executivo e de um intenso trabalhos dos gestores dos órgãos que compõem a segurança pública no Estado e dos bombeiros, policiais militares, civis, penais e científicos, que se empenham diariamente no combate à criminalidade.

“É extremamente gratificante ver que os esforços do Governo de Alagoas têm dado resultados positivos e que mês a mês vamos reduzindo cada vez mais os índices de violência. Fomos classificados como um dos estados mais seguros e isso reflete, não apenas na sensação de segurança da população, mas também nos investimentos, pois este é um dos critérios que influenciam as grandes empresas a buscarem o estado para investir”, destacou.

Segundo a apresentação, realizada pelo secretário executivo da SSP, delegado José Carlos dos Santos, os dados registrados em Maceió foram de 22 MVI’s, mantendo o mesmo número de julho, que é o menor indicador desde 2020. Já em Arapiraca, segundo maior município do estado, houve dois casos de MVI’s registrados, sendo também o menor número para o mês de agosto de toda a série histórica.


Pei Fon - Agência Alagoas

O secretário Flávio Saraiva comemorou o resultado dos esforços da Segurança Pública para manter a queda dos índices, reforçando que o Estado tem realizado concursos e nomeado os aprovados para que o efetivo seja ampliado em todo o estado. “Temos buscado ampliar os investimentos em equipamentos, infraestrutura, qualificação dos profissionais e tudo isso reflete nas estatísticas. Muito em breve teremos mais policiais militares nas ruas, policiais civis, científicos, penais, bombeiros militares, ampliando o número de homens e mulheres que dedicam suas vidas para proteger os cidadãos alagoanos”, disse.

MANDADOS

O secretário Flávio Saraiva destacou um importante dado apresentado: número de prisões ocorridas em julho deste ano. De acordo com a SSP foram 54 prisões efetuadas, sendo 25 mandados contra homicidas e 4 de pessoas envolvidas com organização criminosa, 2 de latrocínio e 1 feminicida.  

“Há um todo trabalho em conjunto entre as polícias que contribuem para que alcancemos este dado. Isso é reflexo de todo um trabalho de inteligência e elucidação de crimes. Esses resultados de redução da violência também são reflexos do trabalho que realizamos para cumprir mandados e efetuamos as prisões”, destacou.

DADOS

As reduções dos índices de violência não se limitaram às Mortes Violentas Intencionais. De acordo com os dados apresentados para à imprensa alagoana, em agosto deste ano foram registrados 436 roubos a transeuntes, representando uma redução de 12,1% em comparação com o mesmo mês de 2022. Já o roubo de residências não houve registro de casos, sendo uma redução de 100%. O roubo em transportes coletivos também alcançou a mesma queda. Neste mês não houve registro em Maceió. Já em relação à apreensão de armas, em agosto deste ano foram 111 armas apreendidas pelas polícias, e 137 apreensões de drogas.

Também participaram da coletiva os secretários Kelmann Vieira (Prevenção à Violência); Diogo Teixeira (Inclusão Social) e Joaldo Cavalcante (Comunicação); o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jacques Wolbeck; o diretor da Polícia Científica, Manoel Messias; e o delegado-geral adjunto, Eduardo Méro, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro; sub-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, tenente-Coronel Elaine Monteiro.


Pei Fon - Agência Alagoas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90