O Brasil registrou nas últimas 24 horas 2.215 mortes e 76.855 novos casos de Covid-19, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Com a atualização dos números, o país chega a 446.309 mortes e 15.970.949 casos de Covid-19, dados que tornam o Brasil uma das nações mais afetadas pela pandemia no mundo.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país no mundo em número de mortes pela Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que soma 589.000 óbitos.
Já em relação ao número de contaminados, o Brasil ocupa a terceira colocação no ranking mundial, atrás dos EUA e da Índia, ainda de acordo com dados da Johns Hopkins.
As estimativas da Universidade de Washington apontam que o Brasil está em uma tendência de aumento de óbitos pela Covid-19. Segundos informações da analista de Economia da CNN Raquel Landim, especialistas alertam que ainda é possível evitar esse cenário com o distanciamento social e o uso de máscaras.
Após o país atingir 4.249 mortes diárias em abril, ápice da segunda onda, ocorreu um recuo importante da doença. Porém, a estabilidade parou em um patamar muito alto, acima de duas mil mortes por dia.
Com o aumento da circulação de pessoas, os números voltaram a subir e as estimativas apontam para três mil mortes no início de junho. A partir daí, a curva voltaria a cair por causa do avanço da vacinação.