O autor não aceitava o fim do relacionamento, o que teria motivado crime, segundo vizinhos. O casal estava separado havia 30 dias.
Fabiana estava em casa, quando foi surpreendida pelo ex-companheiro, que desferiu 17 facadas na vítima, crime esse praticado na frente de quatro filhos do casal. Ela morreu antes mesmo dos primeiros socorros.
Após o crime, no entanto, o autor fugiu e tentou se suicidar no antigo viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), porém, o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu impedir que o autor tirasse a própria vida.
Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também esteve na ocorrência, encaminhou o autor à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins. Posteriormente, ele foi conduzido à Central de Flagrantes, onde ficou à disposição da Justiça.
À TV Gazeta, um vizinho do casal, identificado como José Benedito, contou que, após a separação, o autor começou a morar em um barraco ao lado da casa da ex-mulher e que tentava uma reconciliação, o que não era aceita pela vítima.
O corpo da mulher foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) e vai passar por necropsia.