O governador Paulo Dantas anunciou que incluirá Maceió no Decreto de Situação de Emergência entre os municípios que foram atingidos pelas chuvas torrenciais que caem no Estado desde o fim de semana. “Vou agilizar e decretar emergência também no município de Maceió, ainda hoje [nesta segunda-feira 10]”, confirmou o governador, em entrevista concedida ao Programa Balanço Geral, da TV Pajuçara.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, no boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (10), em Maceió 327 pessoas foram afetadas. Desse total, 211 estão desabrigadas e outras 116, desalojadas.
Até a manhã desta segunda-feira (10) ainda, dos 37 municípios afetados com as fortes chuvas que caem sobre o Estado de Alagoas, o governo do Estado já homologou Decreto de Emergência de 29 municípios.
Vida Nova nas Grotas ameniza situação de famílias
O governador ressaltou que as obras de responsabilidade do Governo de Alagoas na capital têm contribuído para amenizar a situação resultante das chuvas torrenciais para, inclusive, salvar vidas. “Aqui em Maceió, por exemplo, o governo tem investido no programa Vida Nova nas Grotas, trabalho reconhecido inclusive pela ONU-Habitat que, com certeza, tem ajudado a amenizar a situação das pessoas que moram nessas localidades, principalmente nessa época de chuvas”, lembrou o chefe do Poder Executivo.
Paulo Dantas lembrou que o governo do Estado já melhorou a infraestrutura de 53 grotas em Maceió com o programa.
As obras no Vida Nova nas Grotas têm garantido à população local subir e descer as ladeiras com segurança, escadarias totalmente reformadas, pintadas, corrimão, além de espaços para as crianças brincarem. Além disso, o governo do Estado promoveu melhorias e revitalizou ruas importantes para o comércio local, que, antes, convivia com muita lama na porta dos estabelecimentos e, atualmente, contam com asfalto, meio-fio, escadarias e toda a infraestrutura para o atendimento aos clientes.
Alguns moradores das grotas também têm sido contemplados com reformas de seus imóveis, trabalho executado pelas Secretarias de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
Defesa Civil atualiza boletim
Boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual em boletim divulgado às 8h desta segunda-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que o número de pessoas afetadas pelas chuvas em 37 municípios subiu para 24.037 – sendo 3.578 desabrigadas e outras 20.458, desalojadas. Em Joaquim Gomes, uma pessoa morreu.
De acordo com o documento, dos 37 municípios atingidos, Matriz de Camaragibe é o que apresenta o maior número de pessoas afetadas, com 3.548. Desse total, 390 estão desabrigadas e outras 3.158 tiveram que deixar suas casas. Marechal Deodoro aparece em segundo lugar, com 3.503 pessoas afetadas (501 desabrigadas e outras 3.002 desalojadas).
Em São Miguel dos Milagres, as chuvas afetaram 3.008 pessoas - 160 delas foram desabrigadas e outras 2.848, desalojadas. A situação também é crítica em União dos Palmares, onde 2.302 pessoas foram afetadas, Rio Largo (2.108), Murici (1.430), Cajueiro (1.336) e Jacuípe (1.040).