Segundo o órgão, espera-se que as chuvas diminuam de intensidade nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24). No entanto, o volume de chuva deve aumentar de intensidade moderada para forte na quinta (25) e sexta-feira (26).
Segundo o órgão estadual., Alagoas já recebeu 200 mm no acumulado de chuvas em quatro dias.
O meteorologista da Semarh Vinícius Pinho afirmou que, "qualquer chuva a partir de agora é problemática e pode aumentar o risco de deslizamento. Por isso que houve a necessidade de ampliação do alerta, que a gente emite quando há risco à vida da população", informou o meteorologista.
A Semarh afirmou que há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos, bem como alto risco para deslizamentos em áreas de encosta.
"Mesmo que chova menos amanhã e quarta, o solo está bastante saturado e aumenta muito o risco de deslizamento de terra", informou Pinho, que acrescentou:
"Quem mora em área de encosta e em área de risco, fique atento às orientações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Se os órgãos solicitarem a retirada dessa população, que essas pessoas sigam essas orientações, saiam de casa, porque nesse momento o mais importante é a preservação da sua integridade, da sua vida", afirma o meteorologista.