A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria a Secretaria Municipal de Cultura de Paripueira, realiza nos dias 02, 03 e 04 de maio, das 09h às 13h, oficina de capacitação de Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. A ação será ministrada pela artesão Vânia Oleira, mestra do Patrimônio Vivo e mestra Imortal do Brasil.
O curso tem como objetivo proporcionar aos artesãos o conhecimento a respeito da Base Conceitual do Artesanato, tendo como foco o desenvolvimento do artesanato local e incentivo aos novos profissionais.
A base conceitual é utilizada para padronizar e estabelecer os parâmetros de atuação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em todo o território nacional, e subsidiar o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), em parceria com as coordenações estaduais do Artesanato.
De acordo com a superintendente de Políticas Culturais da Secult, Janinne Miranda, a iniciativa visa oferecer ferramentas para desenvolver o potencial dos artesãos locais. “Trará novas oportunidades para o município de crescimento econômico, desenvolvimento social e retorno cultural aliado à realidade turística do local”, destacou.
Os interessados em participar da oficina devem efetuar a inscrição na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na antiga Escola Marinalva Felix, na Rua Francisco Rosa, 35.