No segundo mês de ações do Brota da Grota, as equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) chegaram em novas comunidades da capital. A força-tarefa executou serviços de sinalização, atividades educativas, credenciais de estacionamento e serviços de bilhetagem do cartão Vamu, promovendo mais inclusão, cidadania e qualidade de vida para as pessoas.
Nesta nova rodada, foram visitadas as grotas do Estrondo, na Pitanguinha; da Caveira, Boa Esperança, Mocambo e Casal, no Benedito Bentes; Ipanema e Sossego, no São Jorge; do Arroz, em Cruz das Almas; e da Goiabeira, em Fernão Velho.
Cliuton Tavares atua como pintor e aproveitou os serviços disponíveis perto de casa para adquirir gratuitamente a primeira via do cartão Vamu Cidadão. “Eu não tinha a carteirinha de transporte e aproveitei esse atendimento aqui pertinho de casa para adquirir. Tem muita gente que não consegue ir na sede da SMTT e agora consegue adquirir e andar no ônibus”, disse.
Quem também aproveitou a oportunidade de emitir o cartão de embarque no transporte coletivo da capital foi Josenilda Bezerra, dona de casa. “Assim que eu soube, pela minha vizinha, aproveitei logo para adquirir e utilizar nos ônibus públicos, principalmente nos domingos, que posso andar de graça”, expôs.
Além dos serviços de bilhetagem, a SMTT executa o mapeamento de áreas das grotas para implantação de sinalizações viárias, emite credenciais de estacionamento, realiza serviços relacionados ao cartão Vamu e desenvolve ações educativas lúdicas com crianças e adolescentes.
Manicure, Jéssica Bento aprovou a iniciativa e destacou a comodidade de ter os serviços perto de casa. “Sem dúvidas, facilita muito a vida da gente, pois não precisamos nos deslocar para outro lugar e nem enfrentar fila. O atendimento foi super calmo, cheguei e fui atendida bem rápido. Isso é extremamente importante”, contou a autônoma.
“Com o Brota, a SMTT se aproxima ainda mais das pessoas. Desde crianças que participam de ações educativas até os adultos que acessam serviços e exercem a cidadania. Estar perto das comunidades faz com que a missão de melhorar o dia a dia das pessoas seja cumprido e isso é, sem dúvidas, um dos objetivos do programa”, pontuou o coordenador setorial da SMTT no Brota, Rafael Cabral.
Durante os dias de atendimento do Brota na Grota, equipes do Grupo de Pronta Resposta (GPROR) estiveram presentes de forma ostensiva, com foco na orientação e também garantindo a segurança viária no entorno dos locais de atendimento.