MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
07/04/2023 às 12h42min - Atualizada em 07/04/2023 às 12h42min

Dia Mundial da Saúde: Maceió avança na assistência em saúde com ações diversificadas

Com atuação em diversas frentes, a Saúde de Maceió tem garantindo atendimento a todos os maceioenses com serviços de Atenção Básica e iniciativas inovadoras

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS
https://maceio.al.gov.br
Foto: Victor Vercant/SMS

Comemorado anualmente no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi uma data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o objetivo de conscientizar a população sobre questões relacionadas à saúde e ao fomento de políticas públicas voltadas ao bem-estar das pessoas. Para garantir isso, a Saúde de Maceió conta com programas e iniciativas que representam um avanço nesse cuidado buscando garantir melhor assistência aos usuários do SUS.

Diariamente, a Rede Municipal de Saúde de Maceió oferece atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de serviços ofertados em pontos de assistência como as Unidades Básicas e as Unidades de Referência.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada e oferecem assistência básica para um público que vai do recém-nascido até a pessoa idosa. Vacinação, curativo, pré-natal, testes rápidos, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, consulta com clínico geral, enfermeiros e odontologia básica são alguns dos serviços ofertados nesses locais.

Na Atenção Básica também são desenvolvidos programas de cuidado para públicos específicos, como o Planejamento Familiar, Programa de Tuberculose e a Hanseníase, Saúde da Mulher, do Idoso, da Criança, do Adolescente, dentre outros. A finalidade dessas unidades é oferecer maior número de atendimentos básicos possível à população para garantir que as pessoas não precisem procurar serviços mais complexos sem a devida necessidade.

Já as Unidades de Referência em Saúde (URS) são locais que oferecem consultas e serviços especializados de média complexidade. Elas contam com o atendimento de especialistas como cardiologistas, ginecologistas, psiquiatras, mastologistas, endocrinologistas, pediatras, dentre outros. Especialidades odontológicas e exames mais complexos também são disponibilizados em muitas das URS.

Para a Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a saúde proporciona aos usuários atendimentos que visam, sobretudo, a prevenção à saúde.

"Durante a nossa gestão alcançamos diversos avanços e é motivo de muita alegria vermos os resultados desses avanços. Desde o começo da gestão do prefeito JHC, estamos junto aos servidores e usuários, ouvindo suas necessidades e buscando melhorar dia após dia. Sempre acreditamos na capacidade dos nossos profissionais", destaca a secretária, referindo-se à premiação recebida por Maceió pelo Programa Previne Brasil, por seu bom desempenho nos indicadores da Atenção Básica.

Assistência à população vulnerável

A Saúde de Maceió também disponibiliza outros programas que prestam assistência a diversos segmentos da população. Um deles é o Consultório na Rua que leva assistência para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Por meio de sua equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, agentes sociais, são desenvolvidas ações integrais de saúde frente as necessidades dessa população.

Saúde Sanitária

Outra frente que o município atua é garantindo a saúde sanitária de sua população por meio das ações da Vigilância Sanitária, que realiza fiscalizações em estabelecimentos como supermercados, restaurantes, feiras e farmácias para observar se esses estabelecimentos estão cumprindo as normas sanitárias. O órgão também atua com um viés educativo, por meio dos cursos de boas práticas de manipulação de alimentos para comerciantes para que a população possa consumir alimentos seguros.

Saúde mais próxima da população

Saúde da Gente – O maior programa de saúde itinerante do Brasil, tem como objetivo facilitar o acesso a serviços de saúde à população em maior vulnerabilidade social. Atuante em cinco frentes, como Saúde da Mulher, da Criança, Mental, Animal e nas Grotas, o programa disponibiliza consultas, exames e encaminhamentos para devidas especialidades. O programa permanece em um bairro por sete dias de 8h às 20h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os registros já ultrapassaram 304.344 de atendimentos.

Brota na Grota – Considerado o maior programa de inovação e inclusão social, a saúde atua com a finalidade de facilitar o acesso aos serviços de saúde básica a população que reside em 100 grotas de Maceió. Com uma equipe multidisciplinar são ofertados serviços de aferição de pressão, medição de glicemia, Índice de Massa corporal (IMC), orientações nutricionais, atualização do cartão de vacina, triagem em saúde bucal, atendimento veterinário para os pets, com vermifugação, vacina antirrábica e assistência social para possíveis encaminhamentos.

A saúde na Grota já atendeu quase 15 mil maceioenses de forma itinerante, que acontece de segunda a quinta-feira de 9h às 16h.

Remédio em Casa – Lançado pelo prefeito JHC, o programa Remédio em Casa tem como principal objetivo a entrega domiciliar de fraldas e medicamentos aos pacientes cadastrados na Farmácia do Município (Farmac). O programa busca colaborar com a integralidade do cuidado, proporcionando segurança, comodidade e qualidade de tratamento, evitando que cuidadores e/ou pacientes precisem se deslocar até a Farmac para retirar esses insumos.

Corujão da Saúde – Desenvolvido para atender o trabalhador que não pode se deslocar até os postos durante o dia, o Corujão da Saúde estendeu o horário de funcionamento de 21 unidades de saúde até às 21h. A iniciativa busca diminuir a fila de espera de consultas clínicas e atualmente já registram 114.830 atendimentos.

Prevenção à Saúde

Núcleos de Atividades Físicas – Os maceioenses são assistidos pelos Núcleos de Atividades Físicas (NAFs) que oferecem serviços de avaliação física, educação em saúde e orientações nutricionais em 13 bairros de Maceió e conta com 246 usuários cadastrados.

Os 13 NAFs estão instalados nos bairros do Vergel, Jacintinho, Feitosa, Cannã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão velho, Rio Novo, Salvador Lyra, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos e Guaxuma. Mais informações podem ser esclarecidas no 3312-5429, das 8h às 14h.

Tabagismo

Como ferramenta de combate ao vício na capital alagoana, a Saúde de Maceió conta com o Programa de Cessação do Tabagismo. A estratégia, que é responsável pelo acolhimento e tratamento de usuários que desejam parar de fumar desde 2014, conta com ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde. São três núcleos instalados pela capital, localizados no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), na UBS João Paulo II (Jacintinho) e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins).

Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico. Basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade tendo em mãos o RG e o cartão do SUS para fazer a inscrição. Durante a realização do cadastro são coletados dados pessoais do usuário e feita uma anamnese relacionada às condições de saúde e ao vício.

Assistência aos animais

Unidade de Vigilância em Zoonoses – Uma das áreas de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a prevenção e o controle de doenças transmitidas aos seres humanos a partir do contato com animais. Para desenvolver esse trabalho, existe a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que, dentro de sua atuação, realiza ações de busca ativa dos animais com suspeita ou comprovação de zoonoses, triagem de doenças, mapeamento com posterior planejamento de intervenção nos bairros mais afetados, além do desenvolvimento de trabalhos educativos e de parceria com diversos programas da SMS. Os programas e atividades da UVZ são realizados por gerências técnicas que desenvolvem ações de forma individual e interligada.
Qualquer cidadão que observar animais acometidos por zoonoses na rua pode entrar em contato com a unidade pelo número 3312-5576, das 8h às 14h e solicitar providências.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90