MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
06/04/2023 às 16h34min - Atualizada em 06/04/2023 às 16h34min

ARAPIRACA - AL: NOVA ELEIÇÃO E VELHO VÍCIO

PROCESSO DE ESCOLHA DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES - POR GENILDO DAS CHAVES

Redação
Por: Jornalista Marcos Souza
Reprodução( Montagem Marcos Souza)
Por: Genildo das Chaves
 

O Conselho Tutelar é uma instituição (autônoma e permanente) de grande importância para a proteção e defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes, e por isso é fundamental que seus membros sejam pessoas competentes e comprometidas com essa causa.
 
O trabalho do Conselho Tutelar envolve ações de prevenção e intervenção em situações de violência, negligência, abuso e exploração de crianças e adolescentes, além de atuar na promoção de políticas públicas voltadas para essa população. Portanto, é essencial que seus membros tenham conhecimento e habilidades para lidar com essas questões de forma efetiva e sensível.
 
É lamentável que a última escolha para o Conselho Tutelar de Arapiraca - Al não tenha atendido às expectativas da população e que tenha havido supostas manobras para beneficiar aliados políticos. Esse tipo de situação prejudica não apenas a credibilidade do processo de escolha, mas principalmente a proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que deveria ser a prioridade nesse processo.
 
É fundamental que o processo de escolha para o Conselho Tutelar seja transparente, justo e baseado em critérios técnicos, que avaliem a capacidade e o perfil dos candidatos para atuar nessa área. Isso garante que os membros do Conselho sejam pessoas competentes e comprometidas com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, sem interferência de interesses políticos ou pessoais, cabendo à sociedade acompanhar e fiscalizar o processo de escolha do Conselho Tutelar, exigindo transparência e a participação da população nesse processo. Somente assim será possível garantir a escolha de representantes capacitados e comprometidos com essa importante causa.
 
Vale ressaltar que, todos os cidadãos têm direito de se candidatar e concorrer a cargos eletivos, desde que atendam aos requisitos legais estando aptos(as) para que à população possa avaliar as propostas e a capacidade de cada candidato escolhendo aqueles que julgam mais adequados para o cargo. A lisura do processo de eleição para os Conselhos Tutelares, bem como a capacidade dos eleitos para exercer o cargo de forma adequada, exige que o processo seja transparente e justo, permitindo que os candidatos mais capacitados para o exercício da missão de zelar pelo que preconiza - O ECA - relacionado às crianças e adolescentes sejam eleitos.
 
Enfim, espero que a eleição para os Conselhos Tutelares seja realizada de forma justa e que os eleitos sejam pessoas comprometidas com a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, principalmente buscando proteger os mais vulneráveis.
 
Por Redação.
 
O texto acima não representa a opinião do deolhoalagoas.com.br

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90