MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
05/04/2023 às 09h37min - Atualizada em 05/04/2023 às 09h37min

HGE realiza 18 cirurgias ortopédicas de segundo tempo na primeira semana de implantação do serviço

Objetivo é realizar entre 100 a 150 procedimentos por mês, dependendo da demanda e do estado clínico dos pacientes

Neide Brandão / Ascom Sesau
https://alagoas.al.gov.br
Secretario da Saúde, Gustavo Pontes, participou da realização dos primeiros procedimentos cirúrgicos no HGE Olival Santos / Ascom Sesau
O agricultor Dorgival Pedro Xavier, de 47 anos, é um dos pacientes que passaram por um procedimento cirúrgico ortopédico de segundo tempo no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Como ele, outros 17 pacientes foram beneficiados na primeira semana em que as cirurgias de baixa e média complexidade passaram a ser realizadas na unidade hospitalar, que é porta de entrada para casos de urgência e emergência no Estado.


Foto: Beatriz Castro

“Eu estou tão feliz! Amanhã estou voltando para casa. Sempre entendi o perfil do HGE, de realizar os procedimentos emergenciais, como falam. Com esta nova determinação, os pacientes, como eu, serão grandemente beneficiados”, ressaltou o agricultor, que deu entrada no hospital após sofrer um acidente de trânsito e realizar cirurgias na pelves e braço esquerdo, ambos com fraturas não emergenciais.

Rodrigo Melo, diretor médico do HGE, ressaltou que o objetivo da gestão é realizar entre 100 e 150 cirurgias mensais, podendo chegar a 200, acabando com a demanda reprimida no Estado. “Vamos continuar trabalhando para melhor atender a população alagoana. Serão quatro dias cirúrgicos por semana, uma média de 6 a 8 procedimentos, a depender da procura. Queremos oferecer um serviço com mais dignidade no atendimento e tratamento”, destacou.

 

A realização de cirurgias ortopédicas de segundo tempo de baixa e média complexidade no HGE agilizará a assistência prestada. Anteriormente, os pacientes que precisavam das cirurgias ortopédicas de segundo tempo eram transferidos para o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares; Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo; Hospital Veredas, em Maceió; e Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe. Para essas unidades continuam sendo referenciados os casos de alta complexidade.

 

Agora, o cidadão que sofrer um acidente, por exemplo, terá acesso ao atendimento emergencial e fará o procedimento complementar no próprio HGE, agilizando a recuperação. Em seguida, ele será encaminhado para a reabilitação e atendimento ambulatorial. As cirurgias ortopédicas de segundo tempo são, na maioria, originárias do trauma.

 

Para assegurar o procedimento é seguido um fluxo, segundo explicou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. O paciente é atendido na Emergência, Área Vermelha Trauma, onde é realizado o atendimento multidisciplinar que indica as próximas necessidades assistenciais e, caso o médico veja a necessidade de cirurgia de emergência, ela é feita imediatamente.

"Com isso, o cidadão irá sair do HGE com o seu agravo resolvido e ainda orientado a continuar com o acompanhamento ambulatorial e reabilitação. Estamos muito satisfeitos por este passo importante na saúde pública alagoana, onde os pacientes da ortopedia já sairão do HGE com suas cirurgias de segundo tempo de 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90