Para trazer visibilidade à celebração alusiva ao Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), a equipe da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) da Secretaria de Saúde de Maceió, foi a campo para reforçar, junto à população, a importância da preservação da água para a sobrevivência humana e de todos os ecossistemas do planeta.
Com foco no tema definido pela Organização Mundial de Saúde (ONU) para a campanha deste ano – “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo” – a Gerência distribuiu panfletos educativos e promoveu uma abordagem aos caminhões-pipa que circularam pelo semáforo final da Av. Álvaro Calheiros, na Jatiúca.
“Além da grande circulação de veículos de passeio nessa região da cidade para orientar, estamos aproveitando a passagem dos caminhões-pipa que abastecem os prédios para observar as condições dos veículos e equipamentos, além de avaliar a qualidade da água que está sendo distribuída para os maceioenses”, afirmou a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Andréa Eufrázio.
De acordo com Andréa, faz parte da atribuição da VSA estar atenta e realizar e abordagens aos caminhões-pipa e todos os sistemas de abastecimento de água para assegurar que a população receba um produto de qualidade, afastando os riscos e transtornos provocados pelo consumo de água contaminada.
“Inspecionar a qualidade da água potável em distribuidoras do produto e sistemas de abastecimento faz parte da nossa rotina, onde podemos verificar questões como o transporte da água, seus índices de turbidez, cloro, se há questões como ferrugem, perfurações, e se está tudo de acordo com o que estabelece a legislação e diretrizes dos programas federais da área”, destacou.
A gerente reforça ainda que a ação de hoje – focada na celebração dessa data tão significativa para toda a humanidade – teve um forte componente educativo, para reforçar a conscientização sobre a necessidade de preservação desse recurso natural, cuja escassez pode afetar a produção de alimentos, a vida das mais diversas espécies e as futuras gerações.
A Data
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Por este motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92.
Desde então, esta mesma data, a cada ano, é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010.
A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água.
A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro.