O termo sororidade retrata a união das mulheres e envolve os sentimentos de irmandade, empatia, solidariedade e companheirismo entre elas. Esse foi o tema do encontro, dessa terça-feira (14), com as mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha.
Na ocasião, mais de 30 mulheres participaram do encontro sobre sororidade e empatia. A psicóloga do CRAS Pitanguinha, Aline Buarque, explica que muitas das mulheres presentes não conhecem o termo e nem o movimento entre as mulheres.
"É sempre importante a gente abordar esse tema, pois muitas mulheres não conhecem a sororidade, o poder que nós temos quando unidas. Hoje pudemos nos sentar e conversar sobre isso, trocando muitas experiências também", colocou a psicóloga.
A atividade faz parte das ações do Mês da Mulher nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e, segundo a aposentada Maria do Socorro, de 63 anos, foi maravilhoso e bastante proveitoso.
"Foi tudo de bom, maravilhoso de verdade. Eu amo estar com minhas amigas, aqui no Cras e participar desses encontros. Aprendi muito com a palestra e gostei de ter aprendido sobre o assunto, no mês da mulher", afirmou.
A coordenadora do Cras Pitanguinha evidenciou o objetivo e a importância de promover momentos de integração entre as mulheres que participam ativamente dos serviços do Cras.
"O Dia Internacional da Mulher carrega um histórico de luta pelos direitos e pela vida de todas as mulheres. Nesse mês falamos das lutas históricas, da conquista de direitos, mas também separamos esse momento do autocuidado e empoderamento, importante levar essa reflexão que a mulher tem direitos e um deles é se reconstruir para entender seu protagonismo na sociedade", disse a coordenadora.
Para a capoeirista formosa do Cras Pitanguinha, Vanda dos Santos, a equipe do Cras vem ajudando na melhoria da saúde. Ela também fala sobre o dia especial que passou no equipamento da Semas e como se preparou para ele.
“Eu estou achando maravilhoso esse dia com as meninas, não esperava que fosse tão bom. As pessoas daqui são muito boas e têm paciência e entendem a dificuldade da gente, que vem com a nossa idade. Vivo aqui, no dia a dia, muitas coisas que ajudam muito a minha saúde, é sempre muito legal. Hoje mesmo, me arrumei, cortei o cabelo, coloquei um batom e uma roupa bonita para poder passar esse dia”, falou Vanda.
Mês da Mulher
A Prefeitura de Maceió vem realizando diversas ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ocorre no mês de março, como a 1ª Feira da Mulher Empreendedora que chegou a mais de 30 mil vendas.
Atividades com mulheres da região de abrangência do equipamento também são realizadas semanalmente pelo Cras Pitanguinha. São promovidas rodas de conversas, palestras e atividades recreativas com o grupo. Também tem a roda de capoeira, que reúne o grupo de idosas assistidas pela Semas.