MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
16/02/2023 às 13h19min - Atualizada em 16/02/2023 às 13h19min

Assistência Social libera pagamento de auxílios moradia via conta digital nesta sexta (17)

Usuário que não tiver conta digital pode fazer de forma fácil e gratuita

Deborah Freire / Ascom Semas
https://maceio.al.gov.br
Famílias afetadas pelas chuvas de julho do ano passado são as que têm direito ao pagamento. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió paga a partir desta sexta-feira (17) os benefícios de auxílio moradia para todas as famílias afetadas pelas chuvas de julho do ano passado. O valor será debitado via Caixa Tem.

Desde o mês de janeiro, todos os pagamentos dos benefícios eventuais da Semas passaram a ser realizados por meio das contas bancárias dos beneficiários. Anteriormente, o processo era feito com entrega de cheques para quem não possuía conta.

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, lembra aos usuários que o Caixa Tem é uma conta digital gratuita.

“O usuário que não tiver conta deve abrir uma no Caixa Tem. É fácil e rápido. Já passamos essa informação às representações comunitárias, para que possam repassar aos usuários, de maneira que ninguém fique sem receber”, ressaltou.

A medida visa acabar com os casos de cheques, que não são buscados pelos beneficiados. No mês de dezembro, cerca de 80 cheques referentes ao pagamento do auxílio-chuva e aluguel social de famílias afetadas pelas chuvas de julho de 2022 e por outras situações ficaram sem ser retirados pelos usuários.

Benefícios Eventuais

Benefícios eventuais fazem parte da política de Assistência Social e são de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

Os auxílios moradia, funeral, viagem, cesta básica e a emissão do Cartão do Idoso, que dá acesso gratuito a passagens intermunicipais ou interestaduais, para pessoas acima de 60 anos com renda mensal de até dois salários mínimos, são exemplos desses benefícios.

O acesso aos auxílios sociais só é concedido se o beneficiário estiver inserido no Cadastro Único e tiver o Número de Inscrição Social, o NIS. É preciso ainda obedecer todos os critérios de concessão dos benefícios eventuais do Município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90