MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
13/02/2023 às 16h49min - Atualizada em 13/02/2023 às 16h49min

Após gesto de viajante alagoano, BPA-AL resgata Arara-Canindé em Porto Real do Colégio-Al

Mima e o gesto de amor e respeito à natureza

Jornalista Marcos Souza
Por: deolhoalagoas.com.br
Crédito: Cortesia com montagem de Marcos Souza
Não é difícil entender porque é importante ser um amigo das aves e porque devemos repensar nossas escolhas. Afinal, nossas atitudes podem ajudar não somente a nós, mas também podem fazer com que outras pessoas continuem usufruindo dos benefícios de termos as aves por perto. Protegendo as aves e seus habitat, podemos contribuir para que elas continuem provendo serviços ambientais, como controlar as populações de insetos, polinizar as flores e dispersar sementes.

Isso mesmo!. A atitude de um alagoano com raízes em Porto Real do Colégio - Al será vista por muitos e muitos anos, como fonte inspiradora e condutora de amor, proteção e respeito à vida, além de um ato de preservação ambiental.


Explica-se:

Em período de férias de suas atividades como servidor público no estado do Acre, ele - o senhor JAELSON - resolveu revisar o veículo, arrumar às mochilas e pegar a estrada com toda sua família rumo ao estado de Alagoas, mais precisamente, ao município de Porto Real do Colégio, um percurso de aproxidamente 4.800km, desfrutando dos encantos de um país repleto de arte, cultura, cores e natureza exuberante. Pois bem, encantado e curioso, mas sempre atento ao volante e aos perigos que as estradas proporcionam, não deixou passar nenhum detalhe que pudesse ser registrado pelo campo de visão aguçado, a procura de aventura itinerante. Sim. Itinerante, pelo fato de estarem (ele e sua família) de passagem pelas rodovias brasileiras, na expectativa de chegarem ao destino traçado com intuíto de descansarem, reverem amigos(as) e parentes. Afinal, a distância por sí só já era um elemento desafiador e o cansaço, às vezes, por muitas vezes,(acreditamos assim), minimizava a capacidade de observação das variedades existentes na fauna e na flora e que, são ofertadas pela natureza, de forma gratuíta, além de tantas imagens exuberantes durante o trajeto,.

Resgatando Arara-Canindé, ferida no estado do Tocantins

E foi assim que, já na cidade de São Miguel do Araguaia - GO, município da região do Araguaia que faz divisa com os estados de Mato Grosso e Tocantins - TO, que uma situação trivial chamou a atenção do viajante alagoano, quando uma ave em cores exóticas, atravessava a via em direção a vegetação do acostamento tentando se evadir em busca de proteção. Aparentemente machucada em decorrência de um abalroamento, - acredita-se -, atingida por um carro de porte grande, a ave foi logo percebida pelo olhar observador do viajante alagoano que não titubeou. Parou o seu veículo, tirou sua vestimenta(camisa) e foi ao encontro da ave que, insistia em fugir, talvez, para alí, naquela vegetação, às margens da BR, morrer por falta de cuidados, em decorrência dos ferimentos.

De formação militar, o viajante mostrou-se conhecedor de algumas técnicas de abordagens e cuidados, conseguindo resgatar a ave sem maiores problemas. Logo em seguida, devido a exuberância da mesma foi possível identificar a sua espécie, como sendo uma ARARA-CANINDÉ, também conhecida como ARARA - DE - BARRIGA - AMARELA, uma espécie das mais conhecidas do gênero ARA, emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas.

Precupado com a situação da ARARA, pois não sabia da gravidade dos ferimentos da mesma, o viajante decidiu seguir viagem na expectativa de encontrar alguma base ambiental ou local apropriado para deixá-la, o que não aconteceu, uma vez que, às cidades pelas quais passara não dispunha de locais adequados para tal procedimento. Aos cuidados do viajante alagoano, a AVE percorreu cerca de 1.900km até chegar em território alagoano, sendo cuidada no sítio de dona CÓRIA, na cidade de Porto Real do Colégio -Al, até a chegada de uma equipe do BPA - Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas.

Ação de viajante alagoano resgata ARARA-CANINDÉ machucada e aciona Batalhão Ambiental de Alagoas

"Desde o trajeto da viagem, a partir do momento em que tive a oportunidade de presenciar a AVE naquele estado, a minha vontade era de devolvê-la ao habitat natural de forma saudável, sem sequelas, porisso, não pensei duas vezes em não abandoná-la na estrada, preferindo cuidar da mesma até chegar em um lugar que pudesse pedir ajuda. E isso, aconteceu ao chegar em minha terrinha, acionar o Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas, que, prontamente se deslocou até aqui e fez o procedimento de resgate, de acordo com as normas ambientais". Relatou o alagoano viajante, JAELSON, popularmente conhecido como 'MIMA', na região ribeirinha.

Arara canindé sendo resgatada e conduzida ao Ibama pelo BPA-Al (cortesia)

Sob o comando da cabo LAISE, uma guarnição do BPA-AL efetuou o resgate com sucesso e em tempo hábil. Segundo informações da equipe, a ave seguiu para a Central de triagem do Ibama  em Maceió, com vistas a avaliação e posterior adoção de medidas que o caso requer, de acordo com a legislação ambiental vigente.

Diante da grandeza desse gesto, só nos resta parabenizar aos envolvidos direta e indiretamente nesse episódio, JAELSON - O Mima -; dona CÓRiA e, em especial, aos guerreiros(as) do BPA de Alagoas pela agilidade e amor ao que fazem. Um exemplo de prestação de serviços para todos os alagoanos.

E o mais importante vai para os observadores de aves: Que elas continuem sendo observadas e fotografadas!

Parabéns!

Por: Jornalista Marcos Souza

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90