Depois de dois anos sem poder curtir a animação e a folia do Carnaval, os maceioenses já estão ansiosos para curtir as prévias carnavalescas. Buscando garantir a segurança e o conforto de todos que forem participar das festas, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) faz algumas orientações aos foliões.
A maior parte das festas de momo acontecem em espaços públicos, no meio das ruas, por isso a Semscs, órgão municipal responsável em garantir o bem-estar da população, orienta que os foliões não levem para os blocos bebidas em garrafas de vidro e nem estejam com alimentos em espeto de madeira.
“Essa já é uma prática constante dos agentes da secretaria, em fiscalizar os ambulantes para que não vendam esses produtos, e quando flagramos algum caso, os itens são apreendidos e descartados da maneira correta”, explicou o titular da Semscs, Carlos Guido.
Além desses dois pontos, os fiscais de posturas da Semscs estarão atentos para que os comerciantes informais não se instalem em locais que obstruam a passagem e dificultem o trânsito dos blocos e dos foliões. Os ambulantes também não podem utilizar equipamentos sonoros e explorar mão de obra infantojuvenil.
Ordenamento
Nos dias das prévias carnavalescas, as equipes de fiscalização da Semscs estarão nas ruas fazendo o ordenamento dos ambulantes no entorno da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na orla de Pajuçara, na Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde, e na Rua Sá e Albuquerque, no Jaraguá.
A população pode denunciar irregularidades por meio do disque denúncia da Semscs no número (82) 3312-5277.