MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
23/11/2022 às 20h34min - Atualizada em 23/11/2022 às 20h34min

Educar é Massa: Formação continuada abre o segundo dia do Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes

Em sua terceira edição, simpósio é dirigido aos professores da rede pública municipal de ensino

Allana Dias (estagiária)/ Ascom Semed
https://maceio.al.gov.br
Simpósio aborda formação continuada de professores. Foto: Ascom Semed

O segundo dia do Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes iniciou, nesta quanta-feira (23), com a palestra “A formação docente em tela: PIBID, PRP e PRÁTICA”, apresentada pelo professor-doutor, Daniel de Oliveira, e a professora-doutora, Regina Brasileiro, que estimularam debates sobre a formação continuada dos professores das escolas municipais.

“É importante a capacitação, o mestrado, o doutorado, não como uma questão de titulação, mas como uma correta relação entre uma apropriação mais prática e contínua das reais necessidades que apresentam as escolas e os sujeitos, pois transformar é possível, mas para isso nós precisamos também progredir na educação. Sejamos mestres e doutores com a capacidade de transformar o mundo", ressaltou Daniel de Oliveira.

Professor Dr. Daniel de Oliveira foi um dos palestrantes do simpósio. Foto: Ascom Semed

Professor Dr. Daniel de Oliveira foi um dos palestrantes do simpósio. Foto: Ascom Semed


Professor Dr. Daniel de Oliveira foi um dos palestrantes do simpósio. Foto: Ascom Semed

Durante a programação do simpósio, os professores da rede pública de ensino municipal tiveram a oportunidade de apresentar relatos de experiências desenvolvidos na escola.

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Formação da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Regina Buarque, a atividade teve como principal objetivo instigar os professores a produzirem conhecimento a partir de sua prática em sala de aula.

“Formar uma rede de professores pesquisadores, pois nós estamos acostumados com profissionais pesquisadores apenas no ensino superior. Mas a gente defende que a gente pode ter uma rede de pesquisadores na educação básica, pois já fazemos pesquisa o tempo todo em sala de aula e nosso maior objetivo é fazer eles acreditarem que podem produzir,” afirmou.

Um dos banners apresentados veio da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Bezerra Nunes, localizada no bairro Mangabeiras. A professora e os alunos produziram acessórios a partir de plástico de shampoo, detergentes e bebidas.

“Começamos fazendo oficinas simples. Nós fomos conscientizando que aqueles plásticos poderiam virar arte, como marcadores de livros, colares, anéis. Além de toda a criação que a gente fez. Os alunos apresentaram na feira de inovação e ciências e eles mostraram com muito empenho tudo o que fizeram e produziram e com isso a gente só prova que educar é massa", enfatizou.

O Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed também apresentou um relato de pesquisa por meio do professor Jeferson Simão, com o tema “O ensino de línguas estrangeiras como expansão sociocultural abrindo portas para o mercado de trabalho aos estudantes da educação básica: a experiência do NLE da SEMED Maceió.”

Os trabalhos que estão sendo apresentados durante o simpósio serão publicados em uma edição especial da revista “Saberes Docentes em Ação”. A publicação está prevista para janeiro de 2023 e está sendo organizada pela Semed.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90