Mais do que possibilitar o acesso da população maceioense ao atendimento médico e de enfermagem, as unidades de saúde do Município têm como missão disseminar as informações e orientações necessárias para que a população possa resguardar sua saúde e qualidade de vida. Por isso, estes equipamentos públicos estão sempre à frente de campanhas preventivas.
Para efetivar estas ações, todas as unidades de saúde estão voltadas, desde o início deste mês, para a execução de atividades do Outubro Rosa, que reforça junto às mulheres de Maceió, a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce para prevenir o câncer de mama, tipo que mais afeta as mulheres no país.
E a exemplo das demais, as unidades do 4º Distrito Sanitário do Município têm sido protagonistas para garantir a adesão do público feminino às ações.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros, por exemplo, promoveu um Dia D com palestras direcionadas ao tema, dinâmicas sobre autocuidado, avaliação bucal para mulheres, vacinação, coletas de citologias, vacinação e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis.
Empenhada em esclarecer dúvidas acerca dos sinais e sintomas da doença, além dos fatores de risco e cuidados preventivos, a equipe da USF Edvaldo Silva recebeu as mulheres da comunidade com decoração temática, orientações e encaminhamentos para exames. Ao final houve também a realização de sorteio de brindes entre as participantes.
Na USF José Bernardes, localizada no ABC (região de Fernão Velho), a abordagem dos temas da campanha Outubro Rosa foi encaminhada junto à comunidade atendida pela unidade pelos agentes de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Paralelamente, a equipe de odontologia também aproveitou a ação para fazer uma orientação sobre o câncer de boca, lembrando a todos da importância do cuidado integral à saúde.
Autocuidado com o corpo faz parte das orientações dos especialistas. Fotos: cortesia
Ação semelhante foi desenvolvida também na USF Paraíso do Horto/Amacoph, onde as usuárias da unidade aprenderam um pouco mais sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e de colo uterino com o médico oncologista Paulo Duprat, que juntamente com os demais profissionais da unidade, orientou a todas as mulheres sobre os cuidados preventivos e o autoexame das mamas, identificar os sinais da doença e como procurar o atendimento especializado.
Na UBS José Guedes, o destaque do dia D ficou por conta da animação da banda da Guarda Municipal, que trouxe alegria às usuárias que passaram toda a manhã na unidade, nos serviços disponibilizados à prevenção contra o câncer de mama. Com o empenho de toda a equipe de trabalho foram disponibilizadas consultas com ginecologista, coleta de citologia e orientações, em meio a atividades como massagens terapêuticas.