Moradores do Vergel do Lago vivem uma nova realidade com mais conforto, lazer e segurança graças ao projeto da Prefeitura de Maceió – Amo a Lagoa –, que revitalizou os espaços de convivência para as famílias. Foram instalados parques para as crianças, futebol de mesa e pinturas em faixas para ciclistas, uma forma de valorizar quem reside na região da Lagoa Mundaú.
Os cuidados para a manutenção do local são constantes. Equipes da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Superintendência Municipal de Iluminação (Sima) e da Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito monitoram com frequência a região para que o local continue proporcionando lazer às famílias.
Para se ter uma ideia da importância desta iniciativa, Marcus Valério caminha algumas tardes com o primo Fabrício Sanders, de 22 anos, portador de síndrome de down. Devido à revitalização, Fabrício passou a se exercitar sozinho pela orla lagunar e com tranquilidade.
“Quase todas as tardes estamos caminhando aqui na orla lagunar. A revitalização transformou a nossa realidade aqui. Estamos em um ambiente de lazer e ressaltamos a importância de manter o ambiente preservado”, ressalta Marcus Valério.
A conversa com amigos na presença do filho também foi facilitada pelo projeto Amo a Lagoa. Manuel reside em frente à “Rua Aberta” da orla lagunar e durante toda a tarde observa seu filho brincar, seja no parque infantil ou jogando futebol com os amigos.
“O Miguel tem 6 anos e gosta de brincar no balanço e jogar bola com os amigos. Depois da reforma, a iluminação a noite ficou muito boa e sinto mais segurança em deixá-lo brincando. Também costumo ficar na porta de casa, contemplando a paisagem, conversando com os amigos na companhia do meu filho”, destaca.
Proximidade – O espaço Amo a Lagoa também conta com o futmesa, um equipamento instalado pela Prefeitura de Maceió para a prática esportiva, que chama a atenção do público que compreende o jovem, bem como do adulto.
Em uma das visitas frequentes à região, o prefeito de Maceió, JHC, foi abordado pelos jovens que jogavam o futmesa em um local improvisado. O gestor garantiu a chegada do equipamento, que hoje é disputado pelos moradores.
Lucas Matheus, por exemplo, que reside no Residencial Parque da Lagoa, entregue pela Prefeitura de Maceió no final de junho deste ano, aproveita a proximidade do habitacional com a Rua Aberta para jogar o futmesa com os amigos diariamente.
“Meu pai foi beneficiado com um apartamento no Residencial Parque da Lagoa, que é bem próximo aqui da Rua Aberta. Todos os dias eu chamo os amigos para jogar o futmesa”, diz.
A reestruturação do espaço na orla lagunar no Vergel também beneficia Luís Pedro, de 74 anos, que preza por sua saúde fazendo exercícios diários ao andar de bicicleta. “Nossa área está bem mais cuidada com a revitalização feita aqui pela Prefeitura de Maceió. Costumo andar todos os dias de bicicleta no espaço destinado para nós. É importante que a população mantenha o local limpo e as áreas conservadas, afinal todo o espaço de lazer é nosso”, finaliza.