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17/09/2022 às 10h51min - Atualizada em 17/09/2022 às 10h51min

Unidades escolares de Maceió realizam café da manhã como apoio nutricional às crianças

Ação complementa a alimentação dos estudantes, que muitas vezes saem de casa sem ter feito a primeira refeição do dia

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
https://maceio.al.gov.br/
É oferecido no desjejum frutas ou algum prato feito com frutas nas creches e escolas municipais. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

As creches e escolas municipais de Maceió têm desenvolvido práticas nutritivas que auxiliam a primeira refeição do dia dos estudantes, contribuindo, assim, para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e seus desempenhos em sala de aula. Entre essas ações está o desjejum, que foi implementado na rede de ensino pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) há mais de um ano na gestão do prefeito JHC, a partir de recursos próprios.

Porém, muito antes do programa ser instaurado, já existia unidades escolares que já realizavam esse tipo de ação com as crianças, pois percebiam que elas tinham dificuldade de aprender por não estarem devidamente alimentadas.



Crianças da creche José Maria de Melo, do Benedito Bentes, comeram papa de banana como desjejum. Foto: cortesia

É o caso do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Maria de Melo, localizado no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. A unidade atende 304 crianças de 3 a 5 anos, distribuídas pela manhã e pela tarde. A unidade postou em suas redes sociais, na terça-feira (13), algumas fotos de crianças comendo papa de banana como desjejum, o que chamou atenção e abriu espaço para a discussão sobre a importância de uma criança nutrida e bem alimentada na escola.

Para Rafaela Pessoa, coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, o desjejum é um complemento na alimentação da criança e muitas vezes sai de sua casa sem ter se alimentado. A ação de servir o desjejum é pra que essa criança inicie o dia mais disposta, impactando positivamente no rendimento escolar da mesma. Ela acredita que a ação do desjejum contribui para o rendimento dessa criança.

Coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Rafaela Pessoa. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

"A ação de servir o desjejum é pra que essa criança inicie o dia mais disposta, impactando positivamente no rendimento escolar da mesma. Há crianças que muitas vezes não têm o que se alimentar em casa no primeiro momento do dia e consegue esse apoio nas escolas. Uma criança com fome não tem um bom rendimento, ela não vai ter uma boa aprendizagem, então esse desjejum foi criado para isso: que o aluno tivesse um apoio nutricional para que ele conseguisse se desenvolver em sala de aula", explicou a coordenadora.

É oferecido no desjejum uma fruta ou algum prato feito com frutas, conforme os critérios do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Criança nutrida e o bom desempenho na escola

Segundo Ariadne Moraes, diretora do Cmei José Maria de Melo, a ideia do desjejum na unidade surgiu há anos devido à percepção dos professores, coordenadores e diretores quanto ao baixo desempenho das crianças que iam para sala de aula com fome. Para aliviar a situação, a escola costumava dar café com leite e bolachas. Após a implementação do desjejum, o cardápio foi substituído por frutas.

Diretora da creche José Maria de Melo, Ariadne Moraes explicou que o desjejum na unidade existia antes de ser implementado na rede de ensino. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Diretora da creche José Maria de Melo, Ariadne Moraes explicou que o desjejum na unidade existia antes de ser implementado na rede de ensino. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Diretora da creche José Maria de Melo, Ariadne Moraes explicou que o desjejum na unidade existia antes de ser implementado na rede de ensino. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

"Quando a criança chegava na escola ela não tinha sido alimentada, principalmente pela manhã, e aí vinha a dificuldade dela se desenvolver na sala de aula. A partir do momento que colocamos o desjejum, conseguimos perceber o resultado. Depois de comer, a criança fica mais esperta, mais participativa nas atividades", relatou a diretora.

Ela acredita que uma criança nutrida e bem alimentada consegue melhorar o seu desempenho em sala de aula. "A gente com barriga vazia não raciocina. Então a mesma coisa acontece com a criança, quando ela está bem alimentada ela tem a disposição e está prepara para receber os conteúdos que são dados na unidade escolar", concluiu.

Que muitas vezes saem de suas casas sem ter se alimentado. A ação de servir o desjejum é pra que essa criança inicie o dia mais disposta, impactando positivamente no rendimento escolar das mesmas.



Crianças da creche José Maria de Melo, do Benedito Bentes, comeram papa de banana como desjejum. Foto: cortesia


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