Na manhã deste sábado (3), servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram na creche municipal João Batista Mascarenhas de Moraes, localizada no bairro Pitanguinha, para fazer a instalação de uma horta, que possui o intuito de educar as crianças ambientalmente além de gerar, em um futuro próximo, alimento para a merenda oferecida pela escola.
Com a participação de cerca de 15 alunos, os colaboradores da Sudes realizaram o plantio de mudas de pimentão, alface, tomate, cebolinha e coentro, mantimentos ricos em vitaminas essenciais para o crescimento saudável das crianças que ali estudam. A previsão é que mais creches da capital sejam contempladas com a instalação de uma horta durante os próximos meses.
Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, destaca os benefícios da atividade.
"O cuidado que uma horta necessita para dar belos frutos é algo que pode ensinar muitas lições para a criançada que estuda nesta escola. Dessa forma, eles crescem mais saudáveis e mais inteligentes, já que aprenderam a importância de preservar o meio ambiente", afirma.
O bairro Pitanguinha, que terá a Praça Osório Calheiros Gatto entregue durante a próxima semana, também já recebeu ações de educação ambiental, onde moradores e comerciantes foram orientados a respeito do descarte correto de resíduos e da importância de conservar a novo espaço de lazer que será reinaugurado.
"Temos diversos bairros e escolas mapeados e nossa intenção é levar orientações sustentáveis para toda a capital, além de fazer a instalação de hortas em outras escolas municipais, gerando alimento e aprendizado para estas crianças", completou o superintendente.