MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
02/08/2022 às 19h07min - Atualizada em 02/08/2022 às 19h07min

Inmet emite novo alerta de chuvas para Maceió e mais 25 cidades de Alagoas

TNH1 |
https://www.tnh1.com.br/
Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta, de cor laranja, na tarde desta terça-feira, 2, para a capital alagoana e mais 25 municípios do estado. De acordo com o órgão, o alerta da tarde de hoje, maior que o anunciado pela manhã (de cor amarela), é válido até às 10 horas desta quarta (3).

Conforme o Inmet, o alerta laranja significa perigo de chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Ainda segundo o Inmet, a previsão é de um volume de chuva entre 50 mm a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Outras regiões do estado ( Litoral Sul, Zona da Mata, e parte do Agreste) seguem com o alerta amarelo, que é classificado pelo órgão com risco potencial.

Veja quais são os municípios incluídos no alerta:

1. Barra de Santo Antônio
2. Campestre
3. Colônia Leopoldina
4. Coqueiro Seco
5. Flexeiras
6. Ibateguara
7. Jacuípe
8. Japaratinga
9. Joaquim Gomes
10. Jundiá
11. Maceió
12. Maragogi
13. Marechal Deodoro
14. Matriz de Camaragibe
15. Messias
16. Murici
17. Novo Lino
18. Paripueira
19. Passo de Camaragibe
20. Porto Calvo
21. Porto de Pedras
22. Rio Largo
23. Santa Luzia do Norte
24. São Luís do Quitunde
25. São Miguel dos Milagres
26. Satuba

Confira as instruções do Inmet no alerta de nível laranja:

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Semarh emite aviso meteorológico para Alagoas -  A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu na manhã desta terça-feira, 2, um aviso meteorológico para o acumulado de chuvas em algumas regiões de Alagoas até esta quarta-feira, 3. De acordo com o órgão, as condições atmosféricas sobre a costa lesta da Região Nordeste do Brasil e áreas oceânicas adjacentes estão favoráveis a ocorrência de chuvas de intensidade moderada  a partir desta terça-feira, 2.

A Semarh também explicou que os acumulados de chuvas podem ser mais expressivos nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana), Baixo São Francisco e Zona da Mata de Alagoas. Nestas regiões, há riscos de alagamentos e deslizamentos, principalmente em locais com deficiência de drenagem urbana e em áreas de encosta. 

Quarta-feira, 3, deve ser chuvosa em quase todas as regiões do estado - O tempo em quase todas as regiões de Alagoas deve continuar chuvoso durante toda esta quarta-feira, 03. A previsão foi confirmada pela  Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).  Segundo o órgão, as chuvas devem se estender pelas próximas 24 horas, deixando a população de algumas regiões em alerta para o risco de deslizamentos e alagamentos.

Em entrevista ao TNH1, coordenador da Semarh, Vinícius Pinho, chamou a atenção para um acumulado significativo de chuvas para a Zona da Mata, Leste, e Litoral do estado.

"A previsão é de mais chuva em Alagoas nesta quarta-feira. Ela deve se estender durante todo o dia, com intensidade moderada em alguns pontos do estado. Devemos ter atenção em especial para um acumulado significativo de chuvas na Zona da Mata, Leste e Litoral de Alagoas. A capital alagoana também deve ter um grande volume no acumulado de chuvas, podendo registrar alguns pontos de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco", disse o meteorologista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90