O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta, de cor laranja, na tarde desta terça-feira, 2, para a capital alagoana e mais 25 municípios do estado. De acordo com o órgão, o alerta da tarde de hoje, maior que o anunciado pela manhã (de cor amarela), é válido até às 10 horas desta quarta (3).
Conforme o Inmet, o alerta laranja significa perigo de chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ainda segundo o Inmet, a previsão é de um volume de chuva entre 50 mm a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Outras regiões do estado ( Litoral Sul, Zona da Mata, e parte do Agreste) seguem com o alerta amarelo, que é classificado pelo órgão com risco potencial.
Veja quais são os municípios incluídos no alerta:
Confira as instruções do Inmet no alerta de nível laranja:
Semarh emite aviso meteorológico para Alagoas - A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu na manhã desta terça-feira, 2, um aviso meteorológico para o acumulado de chuvas em algumas regiões de Alagoas até esta quarta-feira, 3. De acordo com o órgão, as condições atmosféricas sobre a costa lesta da Região Nordeste do Brasil e áreas oceânicas adjacentes estão favoráveis a ocorrência de chuvas de intensidade moderada a partir desta terça-feira, 2.
A Semarh também explicou que os acumulados de chuvas podem ser mais expressivos nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana), Baixo São Francisco e Zona da Mata de Alagoas. Nestas regiões, há riscos de alagamentos e deslizamentos, principalmente em locais com deficiência de drenagem urbana e em áreas de encosta.
Quarta-feira, 3, deve ser chuvosa em quase todas as regiões do estado - O tempo em quase todas as regiões de Alagoas deve continuar chuvoso durante toda esta quarta-feira, 03. A previsão foi confirmada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Segundo o órgão, as chuvas devem se estender pelas próximas 24 horas, deixando a população de algumas regiões em alerta para o risco de deslizamentos e alagamentos.
Em entrevista ao TNH1, coordenador da Semarh, Vinícius Pinho, chamou a atenção para um acumulado significativo de chuvas para a Zona da Mata, Leste, e Litoral do estado.
"A previsão é de mais chuva em Alagoas nesta quarta-feira. Ela deve se estender durante todo o dia, com intensidade moderada em alguns pontos do estado. Devemos ter atenção em especial para um acumulado significativo de chuvas na Zona da Mata, Leste e Litoral de Alagoas. A capital alagoana também deve ter um grande volume no acumulado de chuvas, podendo registrar alguns pontos de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco", disse o meteorologista.