À Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) registrou andamento de 384 processos de fiscalização ambiental somente no primeiro trimestre deste ano, em Maceió. Desse total, 180 procedimentos são atribuídos a autos de infrações, notificações e defesas prévias. Os demais registros correspondem a processos de licenciamento ambiental, ofícios e denúncias diversas.
O levantamento também aponta que, de janeiro a março deste ano, o órgão emitiu 116 autorizações ambientais para empresas locais para execução de obras, atividades, pesquisas e serviços de caráter temporário ou emergenciais. Foram concedidas quatro autorizações prévias, 25 de implantação e 87 de operação.
Segundo o engenheiro Pedro Vieira, à frente da Sedet, a Prefeitura de Maceió vem promovendo um trabalho permanente de orientação junto ao empresariado, com o objetivo de disciplinar as questões ambientais na cidade. “O empresário que estiver correto, do ponto de vista ambiental, será ajudado pelo município”, enfatiza.