Desde a última segunda-feira (04), equipes da educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram diversos bairros da capital levando orientações a respeito de práticas positivas para o meio ambiente e para a contenção do descarte irregular, um dos fatores que prejudicam a cidade, principalmente durante o período chuvoso.
Ao todo, mais de 30 pessoas estavam envolvidas na atividade, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar em Maceió. Durante a semana, os orientadores visitaram os bairros do São Jorge, Barro Duro, Guaxuma, Santa Lúcia e Jacintinho indo de porta em porta informando os residentes sobre dias e horários da coleta regular, além de informar sobre os equipamentos disponibilizados pela Prefeitura para o descarte correto.
Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que a população deve fazer parte do processo de manutenção da limpeza da cidade, começando por seu bairro.
"Vamos de porta em porta informando que o residente deve começar cuidando bem do lixo gerado por ele, dando a destinação correta. Por consequência, cuidando da sua região, essas pessoas irão contribuir com a limpeza de toda a cidade. São pequenas atitudes que impactam no resultado final", disse.
A ação, que se encerra nesta sexta-feira (08), beneficiou mais de 2 mil pessoas que residem nos bairros visitados pelas equipes.
Seja um fiscal
Além de fazer a destinação correta de seus resíduos, o cidadão pode ajudar denunciando irregularidades. Ao constatar um descarte inadequado, deve entrar em contato com a Central de Monitoramento Sudes, de segunda a sexta, das 08h às 17h, através do número 0800 082 2600, pelo 156 ou pelo WhatsApp 98802-4834, sempre enviando fotos ou vídeos do ocorrido, além do endereço completo.