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23/04/2021 às 20h44min - Atualizada em 23/04/2021 às 20h44min

AGENDAMENTO JÁ! Atraso ou ausência no serviço agendado gera bloqueio no sistema do Já!; confira como cancelar com antecedência

Redação com Minne Santos
Agência Alagoas/Seplag
Usuários podem cancelar agendamento com antecedência através de e-mail recebido Foto: Minne Santos

Cidadãos que não cumprem horário previsto no agendamento têm 10 dias de suspensão para marcação de novos serviços na plataforma

Os cidadãos que utilizam os serviços disponíveis no Agendamento Já! devem ficar atentos na hora de marcar o seu dia e horário de comparecimento para o atendimento. É que, caso haja atraso ou ausência do usuário, ele é bloqueado no sistema e só conseguirá marcar para um novo serviço após 10 dias da suspensão. A solução para isso é simples: basta cancelar o agendamento com antecedência pelo e-mail que o cidadão recebe quando realiza a sua marcação no site.

De acordo com a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), que é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), atualmente, a taxa semanal média de não comparecimento para os serviços em geral é de 24%. Para os mais demandados, como emissão de RG, opercentualchegaaté32%,quantidadequepoderiaserutilizadaparasupriras necessidades de outras pessoas que também precisam ter acesso ao atendimento.

“Ao realizar o agendamento, o cidadão recebe um protocolo com todas as informações relacionadas aos nossos trâmites, inclusive sobre o bloqueio no sistema nos casos de ausência ou atraso. Para os serviços em que há uma alta demanda,essaliberaçãodavagapelousuárioéessencialporquepossibilitaque consigamos preencher aquele horário atendendo outro cidadão. Além disso,fazcomqueousuárionãopreciseficarbloqueadonosistema para um outro agendamento, algo que pode causar um transtorno para ele mesmo”, explica o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Alexandre Norberto.

Segundo o superintendente, a medida de bloqueio é necessária e visa justamente evitar que os cidadãos marquem seus agendamentos e não compareçam, o que tem impacto na indisponibilidade de vagas para osserviços do sistema.

“Aoviabilizarumserviço,estamosnoscomprometendocomocidadão,masessa temdeserumaviademãodupla,eletambémtemdefecharessecompromisso conosco e com os demais, e comparecer na data agendada ou liberar a vaga para outra pessoa. É importante ressaltar que diversos serviços ofertados pelo Estado podem ser realizados de forma online e que, como estamos na Fase Vermelha, nossa recomendação é que o cidadão só busque o serviço se for realmente necessário nesse momento. A proteção de todos deve ser a prioridade”, pontuaAlexandre.

Funcionamento na Fase Vermelha

Por conta da Fase Vermelha, as Centrais Já! estão funcionando em um expediente diferente, com vistas a auxiliar no enfrentamento do contágio da Covid-19 em Alagoas.

Com a mudança, as unidades Já! Centro, Já! Penedo, Já! Porto Calvo, Já! DelmiroGouveiaeJá!SãoMigueldosCamposnãoabremàssegundaseestão operando das 9h às17h.

No caso das unidades Já! Maceió Shopping, Já! Shopping Farol, Já! Shopping Pátio, Já! Maceió Parque Shopping e Já! Arapiraca Garden Shopping, o atendimento segue funcionando das 11h às 17h, e a interrupção do expediente se dá sempre às terças, seguindo as diretrizes do novo decreto do Governo do Estado.

A SAC reforça que, em todas as Centrais Já!, o atendimento ao público só está acontecendo mediante agendamento prévio, que deve ser realizado no site https://agendamento.seplag.al.gov.br/. Além disso, ao comparecer na unidade escolhida, é obrigatório seguir os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), como uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento social.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (82) 98876-7341 ou pelo instagram @seplagalagoas.


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