O prefeito de Maceió, JHC, recebeu nesta quinta-feira (30), alunos do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) que vieram apresentar soluções inovadoras para alguns problemas ainda encontrados na capital. Os estudantes estão pesquisando desde o início do ano, e estão há uma semana em Maceió para fazer pesquisas in loco.
O prefeito JHC parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição do Instituto. “Sei da importância da instituição e ficamos muito felizes em estar recebendo vocês aqui. Essa troca de experiências é fundamental para melhorar a gestão pública. É um divisor de águas para vocês e para a gente”, disse o prefeito.
Os alunos focaram em três problemas: na Educação foi o baixo índice de matrículas nas creches, na Assistência Social foi como aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Vergel do Lago, e na Economia, receitas e despesas municipais.
A consultoria foi totalmente custeada pelo Instituto que não recebe dinheiro público. E o material produzido ficará disponível para que o município possa aplicar as soluções.
Ricardo Wadhy foi um dos alunos a apresentar o projeto. Ele agradeceu pela recepção do Município.
“Obrigado pela recepção, estamos muito felizes em poder contribuir com Maceió. Para a gente é muito legal estar aqui. A grande diferença é fazer uma mobilização e aplicar uma parceria com a Prefeitura”, disse.
A secretária de Gestão, Rayanne Tenório, explicou como ocorreu o trabalho. “Os alunos passaram uma semana visitando os equipamentos públicos, conversando com os agentes públicos, levantando dados, estudando os problemas para apresentar soluções. O material fica para a Prefeitura, como consultoria”, explicou.
Também participaram da reunião, o secretário de Educação, Luiz Rogério, o secretário adjunto de Assistência Social, Moacir Teófilo, o secretário de Economia, João Felipe, e o procurador-geral, João Lobo.
O Instituto de Ensino e Pesquisa
O Insper é uma instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos que reverte todo o resultado operacional, promovendo a transformação do Brasil, através da formação de líderes.
A Instituição faz parte de um seleto grupo que possui as três melhores certificações internacionais das escolas de negócios, o que representa menos de 1% das escolas do mundo.