Maceió e mais 39 municípios alagoanos estão inseridos no novo alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as próximas horas, com fim previsto para a manhã de sexta-feira, 24. A expectativa é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, e transbordamentos de rios. Já um outro alerta, de cor amarela, foi direcionado ao Agreste e ao Sertão do estado.
De acordo com o Instituto, o acumulado de chuva de grau de severidade "Perigo" deve atingir regiões de Alagoas e Pernambuco, como cidades da Mata e Agreste pernambucano, e do Leste Alagoano.
Veja os municípios alagoanos:
O Inmet orienta a população para evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, e em caso de situação de inundação, ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Para mais informações pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta amarelo - Um segundo alerta foi emitido para outras regiões alagoanas, sendo que mais moderado. No aviso de acumulado de chuva com grau de severidade "Perigo potencial", há previsão de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Ao todo, são 195 cidades em cinco estados: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os dois alertas devem durar até às 10h de sexta-feira.