MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
22/06/2022 às 21h00min - Atualizada em 22/06/2022 às 21h00min

Risco de transbordamento de rios deixa Defesa Civil em alerta no estado

TNH1 com TV Pajuçara
https://www.tnh1.com.br/
Arquivo

O coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo, disse em entrevista ao programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, que há risco de transbordamento de rios da região Norte até a manhã de quinta-feira, 23. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou mais cedo quatro alertas para o estado entre a quarta e a quinta, sendo um deles considerado de "Grande Perigo", em que 57 municípios alagoanos estão inseridos.

"Chove muito na região pernambucana, e deságua em Alagoas, principalmente no Vale do Jacuípe e na região Norte do estado. Os rios que cortam, e que também nascem na região Norte, correm o risco de transbordarem ainda nesta madrugada", disse o coordenador do órgão.

Melo destacou ainda que as equipes estão de prontidão e monitora as fortes chuvas que caem em Alagoas nesta noite. "Você deve procurar a Defesa Civil do seu município, ela já está orientada a colocar em prática o Plano de Contingência para retirar as pessoas da área de risco e colocá-las em local seguro, para evitar dano humano. O bem mais precioso que é a vida deve ser preservado pela Defesa Civil", afirmou.

"Maceió tem muitas grotas, encostas, que oferecem riscos reais de barreiras caírem, casas desabarem, e consequentemente, vidas serem tragadas por desastre. É importante que as pessoas que moram em área de risco procurem a Defesa Civil do município, sigam as orientações e vão para um lugar seguro, porque vai chover forte nas próximas horas na capital", acrescentou Melo.

Alerta vermelho - O alerta vermelho, considerado de "Grande Perigo", mostra que uma parte do estado pode ter chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia a partir das 13h desta quarta, 22. Com isso, há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, assim como grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. Clique aqui e saiba os municípios.

O Instituto orienta que: a população desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia; observe alteração nas encostas; permaneça em local abrigado; em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Além de Alagoas, a chuva com intensidade deve atingir a região metropolitana de Recife, a região da Mata e do Agreste pernambucano.

Alertas laranja e amarelo - A previsão do Inmet para as cidades alagoanas inseridas no alerta laranja é de acúmulo de chuva, entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. Você pode consultar os municípios no link no final da matéria.

O Instituto também emitiu dois novos alertas na cor amarela. Um deles mostra chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia em municípios do Sertão Alagoano, Leste Sergipano, Agreste Sergipano, Agreste Alagoano, Sertão Sergipano, Leste Alagoano, São Francisco Pernambucano.

O outro alerta amarelo tem o Sertão alagoano inserido, porém abrange outros estados como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além de Pernambuco. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos neste dois alertas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS MUNICÍPIOS EM ALERTA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90