A Secretaria de Saúde de Maceió está presente no São João da cidade. Com atuação em todos os polos onde ocorrem os festejos juninos, o órgão tem levado para a população orientações educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e realizado a distribuição de preservativos masculinos e femininos. Além disso, a Vigilância Sanitária tem atuado na fiscalização das condições sanitárias dos produtos alimentícios consumidos pelos maceioenses nesses locais.
Desde o início das noites de festa no Benedito Bentes, os fiscais da Vigilância Sanitária têm observado junto aos ambulantes questões referentes à higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos, além da organização e higienização dos banheiros químicos disponíveis no evento.
“Observamos também os prazos de validade dos produtos, o uso de equipamentos de proteção individual, como as luvas e toucas para quem trabalha com pastéis e sanduíches, por exemplo. Orientamos sobre não usar espetos de madeira para comercializar espetinhos e também sobre não usar garrafas de vidro, visando garantir a segurança de todos no evento”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.
“Estamos trabalhando desde maio para garantir total segurança no consumo de alimentos do maceioense durante o São João de Maceió. Promovemos cursos de boas práticas para todos os comerciantes que atuarão no evento e estamos fiscalizando o trabalho de cada um para averiguar se o que ensinamos será colocado em prática”, completa o coordenador da Visa.
Quando esses locais não estão de acordo com as normas sanitárias, ele é notificado pela Vigilância Sanitária. O trabalho de fiscalização conta com o apoio dos agentes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).
Prevenção às infecções sexualmente transmissíveis
A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, Aids e Hepatites Virais da SMS também está presente em todos os dias do evento, das 19h às 00h, com o Balcão da Prevenção, que leva orientações educativas sobre a utilização de preservativos, cuidados com a saúde e os serviços que o município oferece. No local, também ocorre a distribuição de preservativos.