Conhecida como Rua das Árvores, devido a grande quantidade de troncos da espécie Oiti, que podem chegar a 20 metros de altura, a Rua Augusta, no Centro de Maceió, recebeu nesta segunda-feira (06), a visita de técnicos de arborização da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). O motivo é a realização de inspeções especializadas em árvores do local visando evitar o tombamento durante o período chuvoso.
Valdir Martiniano, engenheiro agrônomo da Sudes, afirma que os exemplares da região sofrem com o crescimento urbano desordenado.
"Infelizmente, nós vemos troncos e raízes apodrecendo. Isso é resultado do crescimento desordenado de estabelecimentos ao redor destas árvores. Em alguma situações, constatamos esgotos passando por baixo das árvores, o que faz a raiz enfraquecer e, por consequência, tombar", disse.
O técnico averiguou a situação de um exemplar que tombou na madrugada desta segunda-feira (06) e constatou a proliferação de fungos e o apodrecimento das raízes.
"Verifiquei claramente a interferência humana na queda do exemplar. O terreno não está propício para a expansão das raízes e a manutenção da sustentação de uma árvore tão grande. Por esse motivo, aliado com as chuvas e ventos, acontecem os tombamentos", completou o engenheiro.