O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quarta-feira, 1º, alerta de chuvas intensas para toda faixa litorânea de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte até a manhã desta quinta-feira, 2. Uma pequena parte da Bahia e algumas regiões de Ceará, Piauí e Maranhão também estão com essa previsão.
Há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). O instituto recomenda que, em caso de rajadas de ventos, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que também não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet reforça que também seja evitado uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Segundo a Defesa Civil de Alagoas, mais de 18 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que caem em todo o estado há mais de uma semana. As cidades que mais sofrem com desabrigados e desalojados são Penedo, Rio Largo e São Miguel dos Campos.
Semarh diz que novo alerta não representa riscos- Em entrevista ao TNH1, o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vincius Pinho, minimizou os riscos do novo alerta emitido pelo Inmet e disse que a previsão continua sendo de chuvas isoladas intercaladas com período de tempo seco em alguns pontos do estado.
"O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o que chamamos de alerta amarelo, onde as chuvas representam um baixo risco à população. O tempo deve continuar instável, porém com chuvas isoladas e intercaladas com períodos de tempo seco", disse o meteorologista.