As equipes de limpeza da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizaram a retirada de 3 toneladas de lama e resíduos sólidos das alas A e B do Mercado da Produção, no bairro da Levada, nesta quinta-feira (26).
Entre o lixo recolhido na manhã de hoje estavam copos descartáveis, sacolas plásticas, vísceras, escamas de peixe e pele de galinha, que se misturaram à lama trazida pelas fortes chuvas.
Ainda na manhã desta quinta, uma equipe técnica da Semtabes, liderada pelo diretor de Abastecimento, Cláudio Leão, vistoriou as ações de reparos e manutenções das áreas internas do Mercado da Produção.
Limpeza regular
De segunda a domingo, as equipes de limpeza do equipamento público realizam a varrição e lavagem das dependências. O lixo da parte interna do mercado é retirado diariamente, chegando a três toneladas no final do dia. Já no entorno do mercado, o volume chega a 18 toneladas de resíduos sólidos recolhidos, todos os dias.
O Mercado da Produção recebe regularmente as ações preventivas do Mutirão de Limpeza. O último realizado foi na segunda-feira (23). Na oportunidade, foram recolhidos seis toneladas de resíduos do local, com recolhimento de entulhos, resíduos de capinação e material retirado da limpeza das galerias pluviais do mercado.
“Os mutirões de limpeza dão um suporte a mais para que os mercados públicos tenham reforço na higienização do local, mas também para que as galerias permaneçam sem resíduos acumulados e a água da chuva possa escoar com facilidade. Sem dúvidas, essas ações preventivas auxiliam em momentos como esse, quando o volume de chuvas é mais do que o esperado”, alerta Ranilson Campos.
Os mutirões de limpeza são coordenados pela Semtabes e conta com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e as Superintendências Municipais do Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e de Energia e Iluminação Pública (Sima). O objetivo da iniciativa é garantir o reforço na higienização e segurança sanitária nos mercados, feiras, Centro Pesqueiro e Shopping Populares.