Na Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Porto Real do Colégio, o vereador Adriano Batinga de Almeida, conhecido como Lobão, ao se pronunciar na Tribuna da Casa de Leis, no dia 04 de maio de 2022, se dirigiu a Servidora redatora de atas usando uma expressão puramente racista, a chamando de MACACA VELHA.
O Nobre Edil é um vereador polêmico, pois na última campanha (2020) apoiou a candidata a Prefeita Daniela Cavalcante contra o atual prefeito Aldo Ênio Borges, e naquela ocasião fez duras críticas, inclusive denigrindo a honra do atual prefeito, utilizando palavras de baixo calão. Como é de costume em diversos municípios, o ferrenho adversário político, após assumir o mandato, muda de opinião e aquele em que sempre criticou com veemência passa a não ter mais os defeitos denunciados em palanque eleitoral e muda de lado, se dobrando as benesses do poder.
Atualmente o nobre vereador compõe a bancada de apoio ao seu então desafeto político. Outro fato que deve ser lembrado, foi a atitude do notável vereador Lobão, quando da cobertura da imprensa na sessão que ouviu o prefeito Aldo Ênio na CPI da Água Batizada, que apontou um desvio de quase 5 milhões de reais através do SAAE, detratou jornalistas que cobriam o evento, empurrando um jornalista que fazia a cobertura do evento. Casos de racismos têm se espalhado pelas casas legislativas Brasil a fora, como vimos, recentemente, na Assembleia Legislativa de São Paulo, tendo como consequência a cassação do deputado estadual Athur do Val, mais conhecido como "Mamãe Falei".
É bem verdade que a expressão Macaca Velha, poderá traduzir ou soar na região como uma pessoa idosa que tem certa experiência. Contudo, tal “ditado popular”, apesar de muitos entenderem normal, não passa de uma expressão extremamente racista e que deve ser coibida com veemência.
Procurada por esta reportagem, a servidora não quis se pronunciar a respeito do episódio.
Alô Ministério Público!!!!!!!
Veja o vídeo abaixo, no momento em que o vereador chama a servidora de "MACACA VELHA".
Vereador Lobão usa frase com conotação racista contra servidora da Câmara Municipal em Porto Real do Colégio