MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
09/05/2022 às 09h00min - Atualizada em 09/05/2022 às 09h00min

Estudantes Universitários de Pão de Açúcar-Al caem no "Conto do Vigário".

Sertão de Alagoas

Por: Jornalista Marcos Souza
deolhoalagoas.com.br
Por: Divulgação
Alunos universitários do município de Pão de Açucar, na região do sertão alagoano, continuam sofrendo com a falta de apoio da gestão municipal referente ao transporte para deslocamento deles - alunos(às) -, aos pólos das universidades aos quais estão matriculados, a exemplo da UNEAL, UFAL, UNOPAR e IFAL, cidades como, Arapiraca, Santana do Ipanema e P.dos ìndios.

O descaso com a classe estudantil parece não incomodar a gestão municipal que, insiste em tentar se utilizar de um velho e conhecido método de enganar a população, o famoso "empurrando com a barriga". Ou seja, gestores que deveriam ser agentes facilitadores entre a demanda estudantil e o poder público, simplesmente, ignoram e fingem desconhecer a realidade financeira de seus munícipes que, mesmo diante de tantas dificuldades, tantas barreiras burocráticas e, em alguns casos, incompetência, encontram forças para alimentarem sonhos buscando  enriquecer os seus conhecimentos por intermédio da educação, em unidades locallzadas a quilômetros de seus domicílios. O que seria motivo de orgulho para qualquer gestor e seus comandados, virou motivo de peregrinação e humilhação, uma vez que, o investimento mínimo que seria o apoio financeiro para o transporte desses alunos(as) não foi liberado, nem tão pouco há uma justificativa plausível para tamanha insensatez.

Diante da situação, um grupo formado por alunos atingidos pela não liberação de apoio ao transporte escolar, tem buscado insistentemente manter o diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa de Adriana Souza, responsável pela pasta, mas, sem sucesso, diante das inúmeras promessas feitas e não cumpridas pela gestora.

 

Por: Redes Sociais

Vale ressaltar, que essa reivindicação se arrasta por quase três (3) meses, sem que fosse apresentado nenhum planejamento estratégico para minimizar essa problemática. Pelo contrário, o que foi feito pela responsável  / educação municipal de forma precipitada foi um chamamento para a realização de cadastro para a participação de um Processo Seletivo Simplificado, com vistas a concessão do Bolsa-Auxílio Transporte pelo município, datado de 22/03 do corrente ano, conforme "prints" (Redes Sociais ). Até aí, nada de anormal. É, ..até aí.., por que não se justifica criar cadastro para repasses financeiros dos cofres públicos sem que haja dotação orçamentária, além, de forma clara, estudos apresentando à fonte, o elemento de despesas e os impactos que tal medida possa causar às contas do municipio. Sem contar, a necessidade de apreciação por parte do legislativo municipal. Enfim, o que seria de fácil resolução tornou-se um grande enigma para o prefeito desvendar e não continuar brincando com inteligência e a paciência dos estudantes Pão-de açucarenses.

Por: Redes Sociais

Diante dos acontecimentos e da falta de diálogo entre as partes ( Secretaria de Educação x Alunos), nada melhor do que os representantes, eleitos pelo povo - vereadores do município - se posicionarem e buscarem alternativas urgentes para tratar os arranhões provocados pelas constantes brincadeiras com o segmento da educação local e contra uma demanda com suas vidas acadêmicas prejudicadas.

Até o fechamento desta matéria não havia nenhum encaminhamento relacionado a mudança.

O espaço estará sempre à disposição para esclarecimentos que se façam necessários.

Por: Redação....
Joranalista Marcos Souza

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90