Além da suplementação dos alunos, profissionais da USF orientaram professores sobre a importância do suplemento para o crescimento e desenvolvimento infantil e elencaram algumas formas de suplementar a vitamina por meio da alimentação. Na ação, também foi realizado um levantamento sobre quais vacinas apresentavam atraso nas cadernetas de vacinação das crianças para planejamento de futuras ações na escola.
A gerente administrativa da unidade, Analine Fernandes, afirma que a iniciativa é de grande importância, pois leva o serviço até a população e amplia a prevenção em saúde dos maceioenses.
“Consideramos as ações nas escolas de grande importância porque conseguimos encurtar a distância entre comunidade e serviços de saúde, garantindo a expansão dessa oferta. É uma satisfação para nós poder contribuir com a prevenção da saúde de todas essas crianças”, disse.
Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) foi instituído oficialmente por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, com objetivo de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade. Desde 2012, o programa foi expandido para todas as crianças na faixa etária residentes nas Regiões Norte e Nordeste e em municípios das outras regiões, além das áreas indígenas. Em outubro de 2017, foi implantado o Sistema de Micronutrientes – módulo Vitamina A, que delega aos municípios o monitoramento do PNSVA.