Visando ampliar o conhecimento e conhecer novas práticas e ferramentas, técnicos e diretores de Arborização e Áreas Verdes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) participam, a partir desta segunda (18) até a próxima quarta-feira (20), do curso de implantação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais, conhecido como Sinaflor.
O diretor de arborização e áreas verdes Jônatas Souza, destaca a importância de estar alinhado com legislação nacional.
"Nossa intenção é otimizar, aprimorar e dar prosseguimento às atividades da diretoria dentro do que dita a legislação nacional. Nossos técnicos serão atores importantes na operacionalização do sistema e precisavam ser capacitados para atuar de forma correta com o Sinaflor, possibilitando ao município a autorização para grandes empreendimentos, exploração de madeira, operacionalização de sistemas de reflorestamento e a reutilização de madeira advinda das supressões", disse.
A atividade será ministrada pelos engenheiros florestais Paulo Vinícius Braga Marinho e Leonardo Carvalho Lima, e pela bióloga Fernanda Ramos Simões, todos responsáveis pela coordenação e manuseio do Sinaflor.
O sistema tem o objetivo de habilitar usuários nas áreas técnicas, de fiscalização e monitoramento em diferentes segmentos: autorização de exploração dos recursos florestais, manejo florestal, fiscalização, dentre outros. A capacitação acontece de forma online e será voltada aos municípios de Alagoas.