MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
07/04/2022 às 19h12min - Atualizada em 07/04/2022 às 19h12min

Controle Interno e Controladoria Geral da União apresentam projetos voltados aos alunos da rede municipal

Iniciativas cumprem metas estabelecidas no plano de ação do Time Brasil

Thiago Gomes/Secom Maceió
https://maceio.al.gov.br/
Reunião na Semed apresentou programas que despertam criatividade e cidadania dos estudantes. Foto: cortesia

Programas de iniciativa do Governo Federal a serem desenvolvidos em salas de aula, que despertam a criatividade e noções de cidadania nos estudantes, foram apresentados à Secretaria Municipal de Educação (Semed), numa reunião, ocorrida na manha desta quinta-feira (7).

A inciativa em promover o encontro foi da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) e da Controladoria Geral da União (CGU).

As ações dos programas estão estabelecidas no plano de ação do Time Brasil, cujo foco é para apoiar e orientar estados e municípios à adoção de políticas públicas de prevenção à corrupção, de promoção da transparência, de acesso à informação, conduta ética, integridade e participação social.

A CGU apresentou ao secretário municipal de Educação, professor Elder Maia, dois programas. O primeiro, denominado ‘Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!’, é desenvolvido pelo órgão em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, com o propósito de despertar nos alunos o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.

Por meio do programa é distribuído um material didático-pedagógico, voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que aborda os temas relacionados à ética e cidadania de forma lúdica e são alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O segundo programa sugerido foi o Concurso de Desenho e Redação (CDR), ação pedagógico-cultural que objetiva proporcionar, para estudantes e professores, experiências de aprendizagem com foco em temáticas como ética, cidadania, participação social e combate à corrupção.

O concurso vem sendo realizado desde 2007, com temas diversos, e já mobilizou quase 4 milhões de participantes, de escolas públicas e privadas em todo o país. A proposta da CGU é mobilizar a Semed para que incentive a participação de estudantes da rede pública de ensino. As duas iniciativas foram apresentadas pelo supervisor-substituto da CGU em Alagoas, Nelton Martins Yin.

Durante a reunião, o secretário municipal de Controle Interno, José de Barros Neto, divulgou o projeto-piloto Aluno Ouvidor, que consiste em acionar os alunos para que respondam questionários sobre as condições dos ambientes escolares. Relatórios serão gerados a partir das informações dos estudantes, assim como vão acontecer discussões com propostas de melhorias das unidades de ensino.

“A intenção, com o Aluno Ouvidor, é contribuir com a formação da cidadania ativa, promoção do controle social, fortalecimento do sentimento de protagonismo juvenil, estímulo à utilização de tecnologia e aprimoramento da gestão pública”, explica o secretário José Neto.

De acordo com ele, novas reuniões serão promovidas com a Semed para avanço das tratativas de implantação destes programas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90