A Secretaria de Saúde de Maceió realiza, nesta semana, a campanha 'Nosso Planeta, Nossa Saúde' com ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde- comemorado em 7 de abril. Como atividade inicial, o projeto ofertou um aulão de ginástica para moradores do Feitosa e regiões do entorno. Já nesta quinta-feira (7), segundo dia do evento, servidores municipais foram recebidos com uma manhã de ações educativas, exposições de projetos sustentáveis, feira agroecológica, exercícios físicos e práticas integrativas.
A campanha, que se encerra na próxima sexta-feira (8), é coordenada pela Gerência de Promoção e Educação em Saúde e pelo Grupo Condutor de Promoção da Saúde da SMS.
A gerente de Promoção da Saúde da SMS, Adriana Paffer, afirma que a programação do evento foi pensada com o intuito de mostrar aos envolvidos a importância que há em olhar de forma mais cuidadosa para o planeta e para os hábitos de vida saudáveis.
“Cada momento da campanha foi planejado com o objetivo de provocar uma reflexão nos envolvidos para que todos entendam a importância da adoção de hábitos mais saudáveis e do apoio e fortalecimento de políticas públicas voltadas a áreas como educação e assistência social, que impactam diretamente na condição de saúde dos indivíduos”, disse.
O primeiro dia do evento foi coordenado pelo Núcleo de Atividade Física da SMS e contou com exercícios de alongamento e relaxamento, caminhada orientada, ginástica aeróbica, além de uma oficina com atividades de reflexão sobre o tema da campanha e construção de um mural vivo, com destaque para ações sustentáveis que impactam positivamente o meio ambiente.
Nesta quinta-feira (7), os servidores municipais contaram com uma série de atividades e serviços voltados à conscientização e reflexão sobre a importância do cuidado com o planeta e da adoção de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida.
Foram realizados exercícios de alongamento e relaxamento, além de terapias integrativas como auriculoterapia, ventosaterapia e massagem relaxante. As atividades foram coordenadas pelas equipes do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da SMS.
O dia contou, ainda, com a exposição de inciativas sustentáveis desenvolvidas pela equipe da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Também foi exposto o projeto Quintal Produtivo, coordenado pelo Nasf.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo do Nasf, Elton César, o Quintal Produtivo tem proporcionado maior qualidade de vida a 90 famílias atendidas nas unidades de saúde da cidade. Por isso, ele considera importante a exposição dos resultados positivos alcançados junto aos usuários do Sistema Único de Saúde.
“Hoje trouxemos dois participantes do projeto para testemunhar sobre os benefícios desse projeto, que ensina todo o processo necessário para cultivar alimentos no próprio quintal. O trabalho é multiprofissional e tem como principal objetivo trazer mais saúde para os participantes, que passaram a se dedicar ao cultivo e podem consumir ou até comercializar produtos sem aditivos químicos”, disse.
Dona Maria Pereira é uma das participantes do projeto. Ela conta que há muito tempo tem conhecimento sobre a importância do alimento para a saúde e entrar para o projeto Quintal Produtivo fortaleceu ainda mais essa vontade de continuar com hábitos saudáveis.
“Eu acredito que nós somos o que comemos e isso eu aprendi há muitos anos. Tenho 70 anos e não sou portadora de nenhuma doença porque vejo o alimento como grande aliado para que eu possa viver com qualidade de vida. Vi nesse projeto uma oportunidade de aprendizado e é o que vem acontecendo desde que eu entrei até hoje”, disse.
Nesta sexta-feira (8), último dia da campanha, será a vez dos moradores do Osman Loureiro e regiões do entorno participarem do aulão de ginástica, promovido pelo Núcleo de Atividade Física, que atua no bairro. A atividade será realizada na Praça Osman Loureiro, Clima Bom, a partir das 6h. O evento também terá entrada livre e gratuita.
Parcerias
A campanha 'Nosso Planeta, Nossa Saúde' tem como parceiros a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), os Núcleos de Atividade Física da SMS, o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) e a feira agroecológica Aldeia Verde.