As obras de revitalização de tradicionais praças de Maceió vão garantir novas oportunidades de lazer e convívio social para a população. As reformas dos equipamentos que já começam a ser contemplados, contam com um investimento de R$5,6 milhões.
Mais de 500 mil pessoas que convivem e residem em diversos bairros da capital alagoana serão contempladas com a iniciativa. Os projetos urbanísticos foram aprovados pela população. Nazilda de Castro, é moradora do Benedito Bentes e avalia que os espaços públicos ficarão mais seguros quando os trabalhos forem concluídos.
“Precisamos muito dessas reformas nas praças, porque elas estão um pouco abandonadas e à noite as crianças poderão se divertir com mais segurança", disse.
Ao autorizar a revitalização da Praça Lions, na Pajuçara, o prefeito JHC destacou que o Município quer dar o sentimento de pertencimento dos espaços públicos para a população. “Nossa gestão avança com trabalho nas partes alta e baixa com o único objetivo: melhorar a vida do maceioense”, disse o prefeito JHC.
O pacote financeiro para recuperação do patrimônio público é proveniente de emendas parlamentares e outorgas onerosas e está assegurado pela Secretaria Adjunta de Planejamento Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).
Entre as praças com obras avançadas encontram-se a Praça Senador Rui Palmeira, onde fica situado o Mirante da Chã de Bebedouro, a Praça Carlos Nogueira, na Jatiúca, que será transformada no Parque da Mulher, a Praça Sinimbu, no Centro, a Praça 1º de Junho, no Benedito Bentes, e a Praça da Upa, na Santa Lúcia.
Outros cinco equipamentos, incluindo a Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, que vai dar lugar ao Parque da Criança, a Praça Lions, na Pajuçara, a Praça da Bíblia, na Jatiúca, o Parque São Gonçalo, no Farol, e a Praça Nosso Lar, no Vergel do Lago, terão as intervenções iniciadas nos próximos dias. As obras do Parque da Criança e da Praça Lions já foram autorizadas.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Territorial, Pedro Vieira, as obras já são uma realidade. “Como engenheiro civil, eu serei o primeiro fiscal a acompanhar os trabalhos, porque queremos erguer praças que não deixem nada a desejar”, ressaltou.
Os projetos da Sedet contemplam a recuperação e instalação de mobiliários urbanos, esculturas, monumentos, parques infantis, academias, redários, espaços pet, ciclovias, skateparks, pistas de corrida e quadras poliesportivas, além de áreas para alimentação, eventos, hortas comunitárias, estacionamentos e abrigos de espera de ônibus.
O secretário adjunto de Planejamento Urbano de Maceió, Tácio Rodrigues diz que vem recebendo diversas demandas e que mais projetos seguem em fase de estudos. “É muito bom fazer tudo isso sair do papel, porque essas ações pontuais vão valorizar e transformar nossas praças em bens públicos de qualidade”, pontuou.