MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
27/02/2022 às 18h46min - Atualizada em 27/02/2022 às 18h46min

GOVERNADOR ENTREGA 7ª UPA EM MACEIÓ, NO BAIRRO DE CHÃ DA JAQUEIRA

Severino Carvalho
https://alagoas.al.gov.br/
Márcio Ferreira

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (25), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Cláudio Costa, localizada no bairro de Chã da Jaqueira, em Maceió. O equipamento é do tipo III e já começa a funcionar a partir das 7 horas deste sábado (26).

Renan Filho recordou que, ao assumir o Governo de Alagoas em 2015, Maceió era a única capital do Nordeste que não possuía uma única UPA em funcionamento. Com a entrega desta sexta-feira, a capital alagoana já soma sete unidades em operação. No Estado, 10 foram entregues pelo Governo de Alagoas nos últimos sete anos.

“Foram três no interior: Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maragogi; e sete na capital. Aqui em Maceió, nós já entregamos UPAS no Trapiche, no Benedito Bentes, no Tabuleiro do Martins, no Jacintinho, na Cidade Universitária, no Jaraguá e, agora, na Chã da Jaqueira. Esse é o maior conjunto de investimentos em UPAS em uma capital no Brasil, neste mandato”, afirmou Renan Filho. 

“Ninguém investiu tanto na área da urgência e emergência como nós fizemos em Alagoas. E nós vamos avançar mais, porque, depois de já termos entregado o Hospital Metropolitano, o Hospital da Mulher, nos próximos dias vamos entregar o Hospital da Criança, também na capital”, completou. Além desses, o Governo do Estado construiu e inaugurou os hospitais regionais do Norte, em Porto Calvo; da Mata, em União dos Palmares; e do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia. 

A UPA de Chã da Jaqueira foi construída com recursos próprios do Tesouro Estadual, na ordem de mais de R$ 6 milhões, e implantada no terreno que já pertencia ao Estado. Na área, funcionava o Mini Pronto Socorro Dom Miguel Fenelon Câmara. A nova Unidade possui leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. A UPA vai dispor, ainda, de consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso, nebulização e laboratório de análises.


 

“As UPAS hoje funcionam muito bem e aqui não pode ser diferente, porque o cidadão que está lá fora, quando entra numa unidade de saúde, só tem duas esperanças: Deus e o profissional de saúde que está aqui, que tem de trabalhar de maneira humanizada. A gente, enquanto gestor, tem garantido as condições de trabalho, salário em dia e acima da média de mercado para que isso seja revertido num bom atendimento à população”, declarou Alexandre Ayres.

O secretário falou da emoção de inaugurar o equipamento que leva o nome do pai dele, falecido no ano passado. “Hoje é o dia mais especial desse meu período na saúde. Amanhã faço três anos à frente do cargo e, depois de tanta entrega, de tanto desafio, de tanto esforço no enfrentamento à pandemia, estar aqui hoje ao lado da minha família fazendo essa entrega para a sociedade, desse equipamento que leva o nome do meu pai, é motivo de muita emoção”.



A solenidade reuniu secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores por Maceió e lideranças comunitárias, a exemplo de Celosvaldo da Silva, morador de Chã da Jaqueira. 

“Pra mim é um dia histórico, um momento de muita emoção. A gente se sente honrado com essa belíssima Unidade de Pronto Atendimento. Agora não será mais necessário a gente se deslocar para o Trapiche para fazer uma imobilização de uma perna, um exame de sangue, um raio-x, a gente faz aqui mesmo, dentro de casa”, comemorou Célio, como é conhecido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90