No sábado, os pontos fixos que funcionam no Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) funcionarão das 9h às 18h. O ponto do Maceió Shopping mantém o horário das 9h até as 21h. Nestes quatro locais poderão se vacinar pessoas de todas as faixas etárias preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a partir dos 5 anos.
Ainda no sábado, quem for fazer suas compras em quatro pontos da cidade, poderá aproveitar para atualizar o cartão de vacinação. Das 9h às 16h haverá vacinação itinerante no Calçadão do Comércio e nos Mercados da Produção, Jacintinho e Feirinha do Tabuleiro para vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos e adultos em geral.
Quem for ao Cirque Amar, instalado no estacionamento do Parque Shopping, em Cruz das Almas, poderá se vacinar antes do início da sessão. Uma equipe de vacinação itinerante estará no local, das 15h às 20h, para vacinação de pessoas de 12 anos ou mais.
No domingo (6), os dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT), no Terminal Rodoviário e na orla de Ponta Verde, estarão à espera de adolescentes e adultos que precisem completar o ciclo vacinal. O CAT Rodoviária funciona das 9h às 16 e o Praia, das 10h às 21h.
Crianças de 5 a 11 anos se vacinam apenas nos quatro pontos com raias desenvolvidas especialmente para elas, com espaço adaptado para espera pós-vacina e sala climatizada para vacinação.
Números
Até a quinta-feira (3), 16.292 crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades haviam tomado a vacina pediátrica, o que representa 16,70% da população infantil elegível para a vacinação.
Ônibus da Vacina
Na segunda-feira (7), a vacinação ocorre normalmente em 36 pontos por toda a capital, com mais uma novidade. O Ônibus da Vacina estará de volta. Ele começará a semana indo ao Residencial Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, onde ficará até a terça-feira (9). Durante toda a semana, ele atenderá a população de 12 anos ou mais em localidades da parte alta de Maceió. Na quarta-feira (10), o veículo estará no Jardim Royal (Cidade Universitária). Na quinta (11) irá ao Santos Dumont e na sexta (12) ao Conjunto Rosane Collor (Clima Bom).
Confira documentação para vacinação pediátrica
Para vacinar as crianças de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.
Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.
Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos
Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.
Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.