Alunos de uma escola pública da rede municipal de ensino de Arapiraca, no Agreste alagoano, rasgaram livros e cadernos, nesta quarta-feira (29), para “comemorar” o final do ano letivo. A rua próxima a escola ficou repleta de páginas e pedaços dos livros didáticos.
O caso aconteceu na comunidade do Canaã, zona rural de Arapiraca e os autores foram alunos da Escola de Ensino Fundamental Senador Fernando Collor de Mello.
Segundo relatos, os alunos foram a escola para receber os resultados finais do ano letivo. Após deixarem o prédio educacional, um grupo de estudantes se reuniu em uma praça nas proximidades da escola e começaram a rasgar os livros didáticos, assim como os cadernos, jogando as folhas na rua.
A cena chamou a atenção de moradores da região que tiraram fotos e denunciaram o fato nas redes sociais.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou nota afirmando que os livros didáticos rasgados fazem parte do Programa Aprova Brasil, são das disciplinas de Português e Matemática e que não precisam ser devolvidos. No entanto, a prefeitura lamentou a atitude dos alunos e definiu o ato como “retrocesso para a Educação”.