Ofertar um retorno às aulas presenciais que fosse seguro para os estudantes da rede municipal de ensino é, certamente, uma das prioridades da gestão da Prefeitura de Maceió. Por meio dos esforços da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a fim de garantir a seguridade das crianças e adolescentes da rede, diversas ações foram realizadas durante todo ano, através da entrega de materiais e equipamentos, além da retirada de itens inservíveis das unidades de ensino.
Para assegurar que todas as medidas de segurança sanitária, contra a disseminação da Covid-19 fossem plenamente executadas no ambiente das escolas municipais, foram entregues Kits de EPI a todas as 145 unidades educacionais da rede, contendo álcool em gel, tapete sanitizante, termômetro infravermelho, além de outros itens.
Feito isto, todos os equipamentos, entre eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e mobílias estão sendo substituídos por itens novos em todas as unidades educacionais. Em 2021, já foram entregues 2147 eletrodomésticos e eletrônicos, além de todas as secretarias das escolas receberem, também, dois novos computadores. A entrega de novos itens continuará em 2022, contando agora com novo mobiliário para todas as unidades.
Os pequenos estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também poderão usufruir da entrega de novos equipamentos, com a chegada de 186 brinquedos para os 57 CMEIs da rede municipal. Balanço, carrossel, gangorra e túnel lúdicos estão entre os itens que farão a alegria da criançada e promoverão a sociabilidade entre os alunos.
Foram realizadas, também, três entregas de kits de alimentação para pais e responsáveis dos mais de 50 mil alunos matriculados na rede municipal, com o objetivo de garantir uma alimentação de qualidade aos alunos. Durante o ano de 2021 foram feitas uma entrega de kits de merenda e duas de kits de alimentos advindos da agricultura familiar, somando 808 toneladas de alimentos entregues aos responsáveis.
Augusto Rocha, diretor de gestão administrativa da Semed, destaca a relevância destas ações para garantir um retorno seguro para todos os estudantes e profissionais que integram a rede municipal.
Equipar todas as unidades de ensino da rede é uma ação muito importante para que elas pudessem contar com um retorno tranquilo e seguro às atividades presenciais. Para o ano de 2022, estamos nos preparando e produzindo diversas licitações para que seja um ano ainda melhor, com escolas melhor equipadas e preparadas”, concluiu.