O órgão fará a instalação de um stand na Praça Padre Cícero, situada na parte central do bairro, onde o cidadão poderá levar seu reciclável para o descarte.
Ademais, os colaboradores da Cooprel Benedito Bentes, cooperativa responsável pela coleta seletiva na região, irão se deslocar pela localidade fazendo o recolhimento do material porta a porta.
Recicla Maceió recolheu mais de 350 kg de recicláveis na Jatiúca. Foto: Ascom SudesAlém da captação do material reciclável, a equipe de educação ambiental da Superintendência irá orientar os transeuntes do entorno da praça sobre o descarte correto do seu resíduo e o uso do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado no bairro.
A atividade vai contar, ainda, com a participação dos jovens aprendizes na Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.
De acordo com Virgínia Lucena, coordenadora de Supervisão de Cooperativas e Recicláveis, a ação tem conseguido números interessantes e isso precisa ser ampliado.
“Nos locais que passamos, conseguimos coletar um grande número de materiais e conversar com muitos moradores. É importante que o cidadão nos ajude, pois temos que ampliar a coleta seletiva e o hábito de reciclar. Com isso, iremos diminuir o descarte irregular na cidade e preservar o meio ambiente”, disse.
Moradores colaboram com a coleta seletiva porta a porta. Foto: Ascom Sudes
Atualmente, as cooperativas que trabalham em parceria com a Prefeitura de Maceió, Coopvila, Cooplum, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, atendem mais de 16 mil residências da capital. Além disso, fazem a retirada dos recicláveis nos 29 PEVs espalhados pelas principais vias e praças da capital.
Alexandre Vieira/Ascom Sudes