MENU

16/11/2021 às 19h50min - Atualizada em 16/11/2021 às 19h50min

Servidores da Educação já frequentam cursos de inglês, espanhol e francês

Ao todo, foram 161 servidores inscritos, sendo 17 no curso de francês, 46 em espanhol e 98 no curso de inglês

Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed
http://www.maceio.al.gov.br/
Servidores acompanhando aula inaugural da formação. Foto: Leonardo André / Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação iniciou hoje (16) o primeiro curso de idiomas de larga escala para servidores da rede. A aula inaugural ocorreu de forma presencial no auditório Paulo Freire, na sede da Semed, e contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos, administrativos e demais profissionais da educação da Rede Municipal. Serão ministrados cursos de inglês, espanhol e francês, todos online pela plataforma Google Meet, com carga horária de 40h.
 

Ao todo, foram 161 servidores inscritos, sendo 17 no curso de francês, 46 em espanhol e 98 no curso de inglês. O curso é articulado pela pela Coordenadoria Geral de Centros e Núcleos da Semed, em parceria com o Núcleo de Línguas estrangeiras da Semed, que já realizava esse trabalho com os alunos e a comunidade em geral.

A formação é uma oportunidade para que os servidores possam potencializar seu desenvolvimento profissional, principalmente numa sociedade globalizada onde a importância de aprender novos idiomas é mais presente. Segundo a coordenadora Geral de Centros e Núcleos, Vera Pontes, além de capacitar os profissionais da educação, a formação atinge a própria esfera do ensino municipal.

Vera Pontes, coordenadora Geral de Centros e Núcleos. Foto: Leonardo André / Ascom Semed

“Esse curso possibilitará o desenvolvimento profissional dos nossos servidores com a formação complementar em língua estrangeira. Além disso, para nós da secretaria, é importante investir na política de formação dos profissionais da educação, pois essa é a melhor forma da gente investir na qualidade da educação do município”, diz a coordenadora. 

Um dos professores  do curso é Jeferson Simon, docente da rede municipal e coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, que vai ministrar aulas de inglês de forma online. Segundo ele, o ensino do inglês é essencial numa sociedade globalizada, e por isso, a metodologia da formação envolve o inglês instrumental, com intuito de utilizar a aprendizagem em situações profissionais e cotidianas. 

Professor Jeferson Simon. Foto: Leonardo André / Ascom Seme

“Para mim é uma alegria muito grande dar essa formação, pois nunca houve um curso de idiomas voltado para os profissionais da educação, pois o ensino da língua estrangeira é muito importante em nosso mundo globalizado. Estamos trazendo a língua estrangeira como ferramenta e instrumento para utilizar em situações corriqueiras e profissionais, trabalhando textos do ponto de vista instrumental”, explica o professor.

Ladivane de Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Liege Tavares de Albuquerque assistiu a aula inaugural, e está ansiosa pelo que vem pela frente. Segundo a servidora, formações como essa dá visibilidade aos profissionais da educação e capacita os servidores para situações de extrema importância para o âmbito profissional.

Coordenadora pedagógica Ladiviane de Oliveira. Foto. Leonardo André / Ascom Semed

“Agradeço por dar visibilidade aos servidores através de formação como essas. Esse curso vem para proporcionar bastante conhecimento, até mesmo para o cunho profissional. Muitas vezes não encontramos pesquisas no nosso idioma, e a partir disso, poderemos estender nosso leque para outras línguas”, conta a professora.

 

Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

58.2%
25.4%
16.4%