MENU

De Olho Alagoas Publicidade 1200x90
12/11/2021 às 21h20min - Atualizada em 12/11/2021 às 21h20min

Prioridades! Pilar realiza 17 cirurgias pediátricas em apenas uma semana

Território alagoano

Bruno Soriano/Ascom Pilar
https://www.alagoasdeverdade.com.br/
Bruno Soriano/Ascom Pilar

A política de atenção à saúde é a forma com que a gestão pública se organiza para atender as necessidades da população em geral. E ela está entre as prioridades de gestão do prefeito Renato Filho, que vem ampliando a assistência àqueles que necessitam, inclusive, de atendimento especializado. Prova disso é que, em apenas uma semana, o Município do Pilar já contabiliza 17 cirurgias pediátricas, auxiliando quem, até pouco tempo, precisava deixar a cidade para se submeter a procedimentos diversos.

Iniciadas em outubro, as cirurgias são realizadas, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, pela equipe do cirurgião Luciano Agra Tenório, que destaca a importância de os pacientes serem acolhidos no próprio município.

“É um prazer muito grande poder realizar esses procedimentos aqui no Pilar, cuja população terá um enorme benefício. Trata-se de uma conquista realmente importante para toda a região. Afinal, várias crianças de zero a quatorze anos precisavam corrigir, cirurgicamente, seus problemas congênitos”, afirma o especialista, acrescentando que as cirurgias de hérnia umbilical, inguinal e epigástrica estão entre as mais realizadas.

Os demais profissionais de saúde igualmente responsáveis por mais esta grande conquista não escondem a emoção em garantir saúde e bem-estar aos pequeninos. “Ter a oportunidade de ajudar essas crianças é muito prazeroso, além de emocionante. Gratidão é a palavra”, conta a técnica de enfermagem Laudecea Fialho.

Quem também não esconde o sorriso no rosto são as mães dos pacientes, que, no primeiro dia de cirurgias no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, receberam a visita do prefeito Renato Filho. “Meu filho tem seis anos e foi operado de fimose. Ele fez tudo perto de casa, e isso facilita a vida de todos nós, já que, antigamente, tínhamos que ir para outras cidades, como Maceió e Coruripe. Só tenho a agradecer ao prefeito Renato por nos proporcionar essa assistência”, afirma uma das mamães.

No hospital onde acontecem as cirurgias pediátricas, o investimento em tecnologia também tem feito a diferença. Prova disso é que a unidade vai receber, dentro em breve, um moderno analisador imunológico capaz de gerar 150 testes por hora. Além de melhorar o acesso a informações importantes para o diagnóstico e cuidado clínico dos pacientes, a ferramenta vai favorecer a realização de procedimentos como a gastroplastia (cirurgia bariátrica) e a mastoplastia de aumento (prótese mamária) – considerando, sobretudo, a necessidade de mulheres que enfrentam o câncer e já se submeteram à intervenção para retirada de toda ou parte da mama.

Para o prefeito Renato Filho, a realização das cirurgias – especialmente as pediátricas – na cidade do Pilar vai suprir uma demanda que, até então, só crescia.

“Tanto é verdade que já temos vários finais de semana com cirurgias marcadas. E vamos continuar trazendo ainda mais cirurgias, a exemplo da ortopédica. Por isso é que fiz questão de acompanhar de perto o primeiro dia de cirurgias no nosso hospital, porque é ouvindo os pacientes e profissionais de saúde que conseguimos aprimorar o que já temos, além de buscar ainda mais serviços de qualidade à população pilarense”, avalia o gestor.



Bruno Soriano/Ascom Pilar
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
De Olho Alagoas Publicidade 1200x90