A técnica responsável pelo Programa Saúde do Homem na Secretaria de Saúde de Maceió, Camila Calaça afirma que a procura do público por atendimento e realização de exames nas unidades de Maceió foi reduzida durante a pandemia, sendo esse mais um importante motivo para as ações do Novembro Azul.
“O homem também deve olhar com carinho para a própria saúde. É preciso incluir a prevenção na sua rotina, tanto para diminuir o risco de doenças, como para aumentar as chances de cura por meio do diagnóstico precoce”, ressalta.
A campanha
O Novembro Azul é um movimento mundial criado com a finalidade de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, hereditariedade, obesidade e exposição a componentes como fuligem, arsênio e produtos derivados de petróleo.
Maceió tem 160.727 homens dentro da faixa etária de 40 a mais de 80 anos – idades que apresentam maiores índices da doença. Destes, em média 15% são diagnosticados com câncer de próstata anualmente.
Polyanna Monteiro/Ascom SMS